Nesta quarta e quinta-feiras (01 e 02/06), no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, uma pesquisa sobre o perfil cultural do carioca, produzida com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, a JLeiva Cultura & Esporte e o Instituto Datafolha, vai ser debatida em seus detalhes.
De todas as atividades culturais praticadas fora de casa, o cinema é a preferida por 68% dos entrevistados. Na sequência, aparecem os shows musicais com 52% dos votos, e as festas populares com 50%. Outras atividades tiveram percentuais inferiores a 40%: 35% foram a bibliotecas, 31% a museus, 31% a teatros, 21% a espetáculos de dança, 15% ao circo, 12% a saraus e 9% a um concerto de música clássica
Outro dado interessante apontado pelo estudo é a constatação de que a melhor divulgação, para os cariocas, ainda é o boca a boca, a sugestão de amigos na hora da decisão em relação a um programa a fazer. Em seguida vem o que é anunciado pela TV, e, em terceiro, o que se encontra na internet, rádios e jornais. Para a população jovem (até 24 anos), no entanto, esse contexto muda: o que é sugerido nas redes sociais e internet tem muita força, à frente do boca a boca e deixando a TV muito atrás.
O mito de quem vai à praia não tem interesse por cultura caiu por terra totalmente: ao contrário, quem frequenta a orla parece ter disposição maior, participando, também, das outras atividades.
Para a avaliação foram ouvidas 1.537 pessoas, com faixa etária a partir de 12 anos, em pontos de grande fluxo da cidade, entre os dias 21 de janeiro e 6 de fevereiro de 2015, com base em um questionário com cerca de 60 perguntas. Atualmente, a cidade do Rio tem 6,5 milhões de pessoas, dos quais 5,5 milhões estão acima dos 12 anos de idade. A pesquisa completa está disponível em www.jleiva.com.br/cultura_no_rio.