A 200 metros de onde caiu o trecho da ciclovia da Niemeyer, por volta das 11h da manhã desta quinta-feira (21/04), está prestes a desabar o calçadão da praia que recobre uma estrutura de esgoto. O bodyboarder Fábio Aquino registrou o buraco enorme aberto na estrutura, por volta das 7h desta quinta-feira, muito antes, portanto, de acontecer a tragédia da ciclovia.
Segundo Fábio soube de integrantes do movimento Salvemos São Conrado, desde segunda-feira (18/04) surgiu um pequeno buraco no piso. A Defesa Civil só interditou o local nessa quarta-feira à noite por causa de chamadas insistentes dos membros desse grupo. “São moradores da Rocinha e do Village, pessoas da área que fazem vídeos com frequência alertando sobre o esgoto, a poluição de São Conrado, e mandam para as autoridades, mas ninguém faz nada”, diz Fábio.
Sobre esse calçadão muitas crianças costumavam fazer ginástica, pessoas caminhavam e ali também se reuniam os alunos da escolinha de surf: em resumo, era uma área de grande circulação.
O prefeito Eduardo Paes está na Europa para a cerimônia de transmissão da Tocha Olímpica. Foram para o local tomar conhecimento do acidente na pista da Niemeyer o secretário de Obras Alexandre Pinto e o secretário executivo de coordenação do governo Pedro Paulo Carvalho Teixeira. Nenhuma autoridade ainda veio a público falar sobre essa obra prestes a desabar.
Veja no vídeo acima o estado calamitoso da estrutura do calçadão na Praia de São Conrado.