Paulo Leminski, o poeta, músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário curitibano, que chegou a morar no Rio em seus 44 anos de vida – morreu em 1989 – vai virar grafite numa creche. O artista Tiago de Menezes Malagodi vai pintar o grafite na terça-feira (16/02), no muro da Creche Municipal Aracy Guimarães Rosa, no Catete. A imagem é a de Leminski de quimono, assoprando uma pétala, tendo como fundo o Rio.
A iniciativa faz parte da mostra “Múltiplo Leminski”, que fica em cartaz até o dia 6 de março na Caixa Cultural. É a maior exposição já feita sobre a obra e a vida de Leminski, com mais de mil objetos originais, entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes, com curadoria da viúva Alice Ruiz e das filhas Áurea e Estrela.
Para quem possa estranhar a parede escolhida, a de uma creche, Leminski escreveu um livro infanto-juvenil, ‘’Guerra dentro da gente’’. E é sua a citação “Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança; estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo o que se quer”.