O Bloco Vagalume O Verde, que desfila pelas ruas do Jardim Botânico, vai apresentar uma mistura inusitada de samba com esporte olímpico na terça-feira de carnaval (09/02). Para divulgar o badminton, segundo esporte mais praticado no mundo, mas ainda pouco conhecido por aqui, jovens de projetos sociais vão disputar uma partida durante a passagem do bloco. Para quem ainda não ligou o nome à modalidade, o badmiton se parece com o tênis jogado com peteca, em vez de bola.
“No badminton, a peteca atinge 400 km/h. É um esporte de muita movimentação e agilidade, com passos semelhantes ao samba. No ano olímpico, vamos colocar os foliões para jogar badminton ao som do samba”, fala Maria Van Grichen, gerente de projetos da Federação Mundial de Badminton (BWF).
Os foliões ainda vão ter a companhia da mascote do esporte, a Petekin, circulando entre o público. E modelos oferecendo beijos e abraços em troca de likes na página do Facebook “Descubra o Badmington” ou de fotos postadas no Instagram
O Brasil está fazendo sua estreia olímpica no badmiton na Rio 2016. Por ser o país-sede, tem direito a uma vaga na simples masculina e uma na simples feminina. Daniel Paiola e Ygor Coelho disputam a classificação entre os homens, enquanto Lohaynny Vicente e Fabiana Silva competem entre as mulheres. Nas duplas, ainda buscamos a vaga pelo ranking.