Nesta segunda-feira (27/07), Caetano Veloso e Gilberto Gil, que fazem o show “Dois amigos, um século de música” nesta terça, em Tel Aviv, Israel, tiveram duas coletivas de imprensa. A primeira foi com o prêmio Nobel da Paz Shimon Peres no Centro Perez para a Paz e, a outra, no Hotel Dan, com a presença de ativistas de direitos humanos.
Nesse segundo evento, Caetano se sentiu bem mais à vontade para expressar sua opinião, diante de representantes de ONGs de esquerda. Ele cantou um trecho de sua música “Gente” – “Não, meu nego, não traia nunca/ Essa força não/ Essa força que mora em seu coração” e emendou com as frases “Stop occupation, stop segregation, stop oppression!” – Basta de ocupação, de segregação e de opressão”, referindo-se à ocupação israelense nos territórios palestinos da Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
Os ingressos para o show desta terça na Menora Mivtachim Arena estão esgotados. É um dos maiores locais de Israel para shows, com capacidade quase igual à do Maracanãzinho – 11.700 pessoas, 100 a menos que o estádio carioca.
Veja o vídeo da declaração de Caetano Veloso (gravado por Daniela Kresch Shahar)