Há quem diga que a cor rosa está associada ao universo feminino, mas nem sempre. Rosa, com certeza, significa romantismo, suavidade, pureza, delicadeza, beleza, e tudo isso se encaixa em todos os ambientes dentro de casa ou não. O rosa com um cinza, por exemplo, se encaixa superbem em um ambiente masculino, ou não.
Os mestres da moda Christian Dior e Chanel usam o rosa com cinza e o rosa com preto divinamente. As lojas do Dior são rosa claro e cinza, e inteiramente unissex; na arquitetura, essa combinação fica linda. Outra combinação muito elegante para a arquitetura é o rosa com preto. O rosa traz sempre a suavidade necessária para quebrar com a combinação de cores fortes. Claro que rosa com amarelo, por exemplo, não aconselho, pois nenhuma das duas cores vai sobressair, e a harmonia entre elas não é boa.
Rosa, azul, verde, todas essas ficam lindas com preto ou cinza, pois o preto, universalmente, se harmoniza com todas as cores, assim como o cinza. Na arquitetura, o volume ou o espaço arquitetônico se comportam da mesma forma. E um espaço onde o cinza e o rosa estão presentes, assim como o preto e o rosa, além de muito elegante, pode estar ou não num contexto feminino. Os contextos feminino e masculino, acima de tudo, querem igualmente beleza e harmonia – não importa a cor, desde de que ela combine com você. Rosa está associada à sua preferência e ao seu gosto antes de tudo!
Cor-de-rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e, culturalmente, associa-se ao universo feminino. Aliás, outras características, como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres.