Que o diretor e produtor da TV Globo Roberto Talma morreu na madrugada desta quinta-feira (23/04), todo mundo sabe; que Talma tinha talento, todo mundo sabe; que Talma dirigiu grandes produções na emissora, todo mundo sabe; que Talma era um dos grandes nomes da TV brasileira, todo mundo sabe.
O que muitos talvez não saibam é que Roberto Talma ensinava realmente tudo o que sabia, dividia seu conhecimento, não só com argumentos mas também com demonstração. Sobretudo, era generoso para com os mais jovens – o que tantos não fazem. Ele ensinava de maneira integral, não guardava nada como um segredo de si pra si. “Até o silêncio do que sabia, dividia”, diz um diretor da emissora. Um ex-Rede Globo, que trabalhou com RT por alguns anos, comenta: “Numa empresa de TV, as vaidades ficam ampliadas. Talma era um cara de coração: sempre levava em conta o humano, o emocional dele ditava. E isso falta no planeta“.
Ele morreu às 2h por falência múltipla dos órgãos, decorrente de insuficiência renal, no Hospital Samaritano. O velório vai ser no no próximo sábado (25/04), a partir das 11h, no Memorial do Carmo, no Caju. A cremação, no mesmo dia, às 15h.