Juca Ferreira tem muita chance de voltar a ser Ministro da Cultura – função que exerceu no Governo Lula – depois que a Ministra Marta Suplicy enviou, na manhã desta terça-feira (11/11), sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff. No documento, Suplicy desejou que a presidente “seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo”. Aquilo que o Brasil inteiro deseja, óbvio.
A relação de ambas anda desgastada depois de Marta apoiar o movimento “volta, Lula”, no início do ano. Não dá pra entender esse clima, já que Lula é o deus-de-todos-os-petistas, ou seja, Dilma poderia ter relativizado a situação, já que ela própria não sendo presidente, teria feito o mesmo. Que nada! Quanto a Marta, vai reassumir seu mandato no Senado.
Segundo um ministro amigo de todos, “Juca só não volta se não quiser”. Caso isso aconteça, outros nomes com muitas possibilidades são o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo; e o assessor especial da presidência da República Marco Aurélio Garcia.