Depois da pandemia e com os desastres climáticos cada vez mais presentes, a procura por terrenos na Região Serrana do Rio vem crescendo. Além disso, a proximidade com a capital, o clima ameno, o trabalho remoto e a oferta de serviços de qualidade colocaram, principalmente a cidade de Teresópolis, na rota das incorporadoras para lançamentos de alto padrão, um mercado imobiliário em ascensão.
Como exemplo, a Quinta das Amoras, no Vale Alpino, lançado em 2022 pela Areaum, em parceria com o ator Bruno Gagliasso, com projetos 100% sustentáveis ou o Reserva Guinle, da Mauad Construtora, numa área de 250 mil metros quadrados que pertenceu à família Guinle, com as construções originais, da década de 1940, todas preservadas e restauradas. A Mauad também prepara mais dois lançamentos para a região: o Vale do Imbuí, com 55 casas, e um residencial com 65 apartamentos.
Nesse ritmo, chega à região uma vinícola da família Maturano (Marcelo, Fernanda e Manuela), que fez sua primeira colheita em julho, com 40 mil garrafas, e previsão para 100 mil em 2025. A propriedade tem 18 hectares plantados com uvas Syrah, Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, mas quer chegar a 50, com três terroirs diferentes. Essa expressão francesa refere-se a uma localidade específica que produz vinho único, inimitável por uma convergência de fatores geográficos, climáticos, históricos e culturais. A ideia é que os rótulos sejam distribuídos exclusivamente, em restaurantes e hotéis.
A proposta da Vinícola Maturano, com previsão de começar oficialmente em setembro de 2025, é agradar também aos apaixonados por sorvetes e cafés, com a construção da Dolce Vitis, um complexo que terá também um residencial vizinho à vinícola, com 206 lotes de alto padrão, além de um hotel de 61 quartos, sendo 48 interligados e 13 lofts à margem do rio dos Frades, além de restaurantes para 200 pessoas e um bar de vinhos, um heliponto com serviço de hangaragem de até cinco helicópteros, uma área de lazer de 14 mil metros quadrados, que inclui quadras de tênis e beach tênis, duas áreas gourmets e piscina, dentre outros itens. “O interessado vai poder ter sua casa próximo à vinícola ou usar o hotel para aproveitar tudo que o empreendimento terá disponível. A finalidade é oferecer uma experiência completa”, conta Manuela, de apenas 19 anos, cursando Faculdade de Administração de Empresas, que está à frente da vinícola.
1 – Como surgiu seu interesse pelos vinhos?
Desde pequena, acompanhava meus pais em visitas a vinícolas, mas foi, durante uma viagem à Provence, há três anos, que comecei a me apaixonar pelo consumo de vinho, especialmente os belíssimos rosés da região. Em alguns países europeus, como na França, por exemplo, o consumo de vinho aos 16 anos é legalizado se bebido junto com os pais, o que foi o meu caso nessa ocasião. O interesse cresceu a ponto de, no verão passado, eu me mudar para Florença, estrategicamente ao lado da região de Chianti, para fazer um curso de vinhos e conhecer mais sobre as vinícolas toscanas. Atualmente, sou sócia da vinícola com meus pais, que já possuem uma longa trajetória empresarial conjunta, formando oficialmente um trio em 2022.
2 – Vinícolas costumam ficar mais na região sul, até pelo clima… Por que escolher vinícola? Como foi o estudo até a primeira colheita?
Escolher Teresópolis foi uma decisão especial para nós, tanto pela nossa conexão emocional com a cidade quanto pela viabilidade técnica. O estudo da área foi conduzido pela consultoria Floeno, liderada pelo engenheiro agrônomo Frederico Novelli, Ph.D. em viticultura e enologia, que implementou práticas modernas e sustentáveis, como a adubação verde, dois anos antes de plantarmos as videiras. A maturação das uvas e o momento da colheita foram decididos com base em análises detalhadas de campo, degustação das bagas e exames químicos regulares, o que nos surpreendeu positivamente com a qualidade da nossa primeira colheita.
3 – Como estão as queimadas na região e as providências tomadas?
Felizmente, não tivemos focos de incêndio em nossas propriedades, mesmo com a seca que atingiu algumas áreas da região. Os focos de fogo estavam distantes, o que nos poupou de tomar medidas emergenciais de precaução.
4 – E qual a história da uva rara, de nome Maturano? Já está em andamento?
O processo de importação da uva Maturano já está em andamento, em parceria com a Pesagro (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio). As mudas estão passando por rigorosos testes genéticos na Itália, seu país de origem. A Maturano é uma uva rara, da província de Frosinone, na região do Lazio, entre Roma e Nápoles. Essa variedade foi cultivada por monges beneditinos por mais de 500 anos antes de ser oficialmente catalogada, no início dos anos 2000. Com apenas cerca de 10 hectares plantados globalmente, a Maturano ainda é pouco conhecida, mas desempenha um papel importante para a viticultura da sua região natal.
5 – Primeiro veio a vinícola e agora vem a doceria/cafeteria. Há intenção de ampliar o projeto para o lado imobiliário?
Nosso projeto já nasceu com uma forte vertente imobiliária. Estamos desenvolvendo um condomínio ao lado da vinícola, oferecendo aos moradores a oportunidade de viver entre vinhedos e desfrutar de experiências exclusivas e personalizadas na vinícola. Essa integração entre vinho e moradia sempre esteve em nossos planos e é um dos nossos diferenciais.
6 – Sabemos que há um movimento de fuga das metrópoles, principalmente pelo público com mais poder de compra. Tem visto esse movimento de estilo de vida há quanto tempo e com mais força? Quais as maiores exigências desse público?
Esse movimento de migração para cidades menores tem se intensificado nos últimos anos, especialmente depois da pandemia. As pessoas estão buscando um estilo de vida mais tranquilo, longe da correria das grandes cidades, e Teresópolis oferece exatamente isso: segurança, ambiente familiar e uma qualidade de vida superior. Esse estilo de vida pacato é um grande atrativo para famílias que querem criar seus filhos em um ambiente mais saudável e menos caótico.
7 – O comprador de imóveis de alto padrão está mais sensível a questões sociais e de sustentabilidade? Qual o perfil dos compradores?
Nos últimos anos, percebemos essa preocupação com sustentabilidade e responsabilidade social. Eles procuram locais que ofereçam equilíbrio entre qualidade de vida e impacto ambiental minimizado. No nosso condomínio, damos prioridade à contratação de mão de obra local e à utilização de serviços e produtos de empresas familiares, para fortalecer a economia local, criando essa simbiose entre empreendimento e comunidade.
8 – Essa preocupação social, uso de mão de obra local etc… De onde veio a inspiração?
Isso faz parte da nossa história familiar. Viemos de uma origem de pequenos produtores no interior de Teresópolis. Incentivar o desenvolvimento de empresas locais sempre foi algo natural.
9 – Para a cidade, quais as vantagens de um empreendimento desse tamanho? Vocês pretendem colocar a Serra na rota do enoturismo? Vão abrir a visita com degustação? Como será?
Queremos colocar a Serra dos Órgãos na rota do enoturismo, trazendo mais visibilidade para o Rio como uma região vitivinícola de destaque. Queremos transformar o patamar das vinícolas no Rio, fazendo com que os vinhos da Serra Fluminense sejam reconhecidos pela sua excelente qualidade. Além disso, pretendemos abrir espaço para que novas vinícolas possam se formar e incentivar a movimentação das vinícolas menores já existentes, criando assim uma rota vitivinícola própria no estado do Rio. Nossa abertura oficial está programada para setembro de 2025, com visitas guiadas, degustações e a inclusão de um restaurante que proporcionará uma experiência completa aos visitantes. No futuro, também teremos um hotel e um heliponto para facilitar o acesso.
10 – Conte algo curioso a ser incluído no complexo, algo inédito, um projeto com alguma assinatura, enfim, algum bastidor.
Uma peculiaridade será o fácil acesso ao público internacional, já que estamos a apenas 116 km do RioGaleão. Isso facilita a conexão com visitantes estrangeiros, abrindo um novo leque de oportunidades. Planejamos oferecer tours ministrados em várias línguas, tornando a experiência mais acessível e atraente para turistas de diferentes partes do mundo. Assim, nossa vinícola se posiciona como um destino global.