Numa das excursões para avistar baleias nas Ilhas Cagarras, a equipe do projeto Baleias e Golfinhos do Rio deu de cara com uma cena que deixou uma triste memória: um albatroz-de-sobrancelha segurando um chinelo de borracha no bico, uma ave migratória que passa a maior parte da vida no oceano, sem vir em terra, e que visita o Rio no mesmo período em que as jubartes.
A fotógrafa Bia Hetzel tirou a foto no momento em que a ave pegou o lixo entre milhares de outros objetos boiando mas imediações da Ilha Rasa, nas Cagarras.
Em todas as excursões de equipes que monitoram a vida no mar, como a Ilhas do Rio, coordenada pela bióloga Liliane Lodi, as equipes têm visto muito lixo, como no dia em que avistaram a primeira jubarte no litoral, que ganhou o nome de Claraboia. “Ver a baleia boiando em meio ao lixo foi devastador. E a cena da ave é uma chinelada no coração de quem ama o oceano. Nas saídas de campo dos projetos que monitoram baleias e golfinhos, estamos observando bandos de centenas de aves pelágicas migratórias nos últimos dias. É uma festa para os olhos dos naturalistas observar os albatrozes, verdadeiros deuses de força e beleza, que planam e caminham sobre as águas, juntarem-se a pardelas, atobás e fragatas para repousar em frente à Guanabara! Mas essa cena de uma ave tentando ‘entender’ ou quem sabe se alimentar de um chinelo de borracha perdido nessas águas, que andam também inundadas por lixo flutuante, provocou um silêncio de dor e angústia na marujada do cruzeiro do projeto Baleias e Golfinhos do Rio. Precisamos melhorar muito para acolher melhor os deuses alados do nosso planeta!”, disse Bia.
Com mais de 16 milhões de habitantes em 92 municípios e uma extensão costeira de 1.160 quilômetros, o Estado do Rio produz cerca de 17.000 toneladas de lixo por dia, com apenas 3% destinadas à reciclagem, de acordo com dados do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/RJ). Mais ou menos 80 toneladas de resíduos são jogados diariamente na Baía de Guanabara, incluindo lixo doméstico, hospitalar e industrial.
Ver essa foto no Instagram