Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor e o padre mais pop do Rio, e Lim Ki-Mo, embaixador da Coreia do Sul, se reuniram em estúdio para gravar a música “Tá Escrito”, de Xande de Pilares, escolhida em parceria por ambos (aquela que diz “quem cultiva a semente do amor segue em frente e não se apavora”). Lim Ki-Mo é o mais “carioca” de todos e obcecado pela música brasileira e pela cultura, tanto que, em suas redes seu nome foi traduzido para Guilherme Lima. Ele costuma cantar nos eventos mais informais, quebrando qualquer protocolo. “O samba une a gente (삼바가 우리를 이어줍니다)”, diz Ki-Mo Lim em sua língua materna (alguém entendeu?) durante o clipe, que pode ser assistido aqui. A Coreia do Sul vai receber, em 2027, a Jornada Mundial da Juventude pela primeira vez, momento de encontro entre milhares de pessoas de diferentes países.
O vídeo é para mostrar a integração entre os países, junto com outras ações: na sexta (07/06), pela primeira vez em 92 anos, o Cristo vai usar um Hanbok, traje típico coreano, para a abertura da exposição “Luzes da Coreia”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, como publicado aqui. A música é uma espécie de boas-vindas à cúpula do G20 ao Rio.
O figurino será projetado por videomapping, selecionado com a ajuda do designer sul-coreano Jin Hee Lee, que é embaixador da seda de Jinju (cidade maior produtora de seda daquela país), como se a estátua estivesse vestida. No sábado (08/06), será iluminada com as cores da bandeira da Coreia do Sul.
“Este Hanbok se chama Cheollik e foi utilizado pelo ator Min Namgoong no drama histórico ‘Lovers’ (2023). A cor azul representa o nascimento da primavera e da vida, sendo uma das cinco cores tradicionais coreanas. Na Bandeira do Brasil, o azul simboliza o céu e os rios. O cinto do traje possui também as cores do logo do G20, que acontecerá em novembro, no Brasil. Nós esperamos que a projeção da roupa tradicional coreana no Cristo fortaleça a relação de amizade entre a Coreia e o Brasil”, explica Jin Hee Lee.
A exposição também é uma parceria com o Santuário Cristo Redentor, a maior da Coreia do Sul já realizada no Brasil, a partir do dia 9 de junho.