A maior exposição de arte da Coreia do Sul chega ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), a partir do domingo (09/06), com curadoria da jornalista niteroiense Ana Cláudia Guimarães. “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” é sobre a mais popular tradição cultural coreana, a instalação de milenares e milhares de lanternas coloridas de seda, quase transportando os visitantes à cidade de Jinju, que desde 2003 sedia um dos mais tradicionais festivais culturais daquele país.
No sábado (08/06), a abertura é para convidados, quando o MAC e o Cristo Redentor serão simultaneamente iluminados com as cores da bandeira da Coreia do Sul, vermelho e azul – na véspera, o Cristo também vai ganhar uma projeção e será “vestido” com um Hanbok, traje típico coreano usado em casamentos e celebrações específicas. Entre os convidados, o embaixador coreano Ki-Mo Lim, apaixonado pela cultura brasileira e conhecido por cantar clássicos brasileiros em diferentes ocasiões – um duo de cordas com os músicos Hyu-Kyung Jung (violino) e Eduardo Swerts (violoncelo) vão se apresentar com repertório de música coreana.
Também vão o prefeito de Niterói, Axel Grael, o diretor do Centro Cultural Coreano, Cheul Hong Kim, e o vice-prefeito da cidade de Jinju, Seak-Ho Cha.
O museu criado por Oscar Niemeyer vai ser ocupado por túneis coloridos com 1200 lanternas de seda originais de Jinju e no final do corredor, uma enorme lua em 3D, além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung. Também na exposição, o mascote de Jinju, a lontra Hamo, de 3 metros de altura.
“A mostra cria uma ponte luminosa que une passado e presente. Atravessa o oceano para nos conectar a uma cultura milenar por meio de delicadas lanternas, produzidas na pequena cidade da Coreia do Sul. É um universo em que cores e formas conduzem a uma experiência única de imersão. As curvas e formas do MAC geram um rico diálogo entre culturas e tempos tão distintos. Hoje, as luzes representam um momento de celebração num país cuja riqueza cultural tem encantado o mundo”, diz Ana Cláudia.
A mostra tem organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju, com patrocínio da Prefeitura de Niterói.