Parceria do INCAvoluntário com Programa Alice seleciona voluntários para terapia assistida por cães em pacientes oncológicos do Instituto. O INCA iniciou essa nova terapia em março, com visitas quinzenais dos animais na unidade de Vila Isabel, mas quer ampliar a frequência para que aconteçam toda semana nos quatro hospitais que administra.
Para isso, abriu uma seleção em parceria com o Projeto Alice, instituto reconhecido por treinar cães para realizar esse tipo de ação. Os donos precisam passar por um treinamento teórico com 13h de duração, além de praticarem com seus cachorros. Um mês depois, recebem a certificação e tornam-se aptos. Entre os benefícios com a terapia assistida por cães — comprovados por pesquisas científicas —, os pacientes têm melhora da comunicação, da concentração e da motivação, além do aumento do bem-estar, da afetividade e do relaxamento, reduzindo os níveis de estresse e de ansiedade.
“A visita de cães e de seus tutores gera momentos de leveza e descontração, e os pacientes têm experiências afetivas e prazerosas. Isso promove a humanização do ambiente hospitalar”, diz a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira.
Os interessados em participar podem entrar em contato pelo email [email protected]. br ou pelo Instagram @programa_alice_taa.