Você sabe quantos países Glória Maria visitou? Pelas suas contas, mais de 160, carimbados em seus 15 passaportes. Além disso, a jornalista, morta em 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, também tinha o sonho de ir à Lua (estava inscrita na Nasa). Não deu tempo, ou ela iria mesmo.
Agora, um souvenir, uma echarpe, blusa, uma bolsa, um sapato, e itens pessoais de Glória, de marcas locais ou de qualquer lugar do mundo, a partir de R$ 400, podem ser comprados. A relações-públicas Isabela Menezes, da Hug Shop, de moda circular, está à frente das vendas de parte do acervo da jornalista, de quem foi amiga.
Glória tinha um olhar muito estético — tanto pro mundo quanto pra si mesma. Tendo uma vida de conquistas, inclusive financeira, amava moda, adorava se arrumar e comprava bastante tudo que a embelezasse, sem se limitar pelo preço.
Procurado, Paulo Mesquita, tutor de Laura e Maria (filhas de Glória, de 14 e 15 anos), explica: “É apenas uma parte do acervo; não deu nem tempo de ver tudo. Disponibilizamos porque não vai ter espaço quando nos mudarmos da casa da Gávea. Tem também muita coisa que não dá pra vender – vai ser mantido pelo menos até as meninas ficarem adultas. Meu cálculo é que tenha, no total, perto de 15 mil peças”, diz Paulo, que responde também por tudo que tenha relação com imagem ou legado de Glória.
Como está sendo atuar no mercado de moda circular?
Gosto de gente, de me relacionar, me comunicar e, como uma boa geminiana, tenho Mercúrio forte, que é o planeta das vendas! Em 2019, fui contratada por um grande recommerce de São Paulo para captar mercadorias, e a demanda não acabou depois do evento que fizemos para a entrega das peças. Eu, que já estava superantenada com a tarefa, e urgência que todos nós temos na restauração do Planeta, prestei bem atenção a esse sinal. E em 2020, lancei o @_hugshop. Hug Shop é de compra e venda de produtos originais ‘second hand’, e temos uma das melhores curadorias com a menor comissão do mercado.
Qual sua relação com Glória Maria?
Glória Maria foi uma amiga querida de muitos anos – de viagens ao provador de várias lojas. Ajudei-a a escolher muitas das peças que hoje estamos vendendo.
O que você sentiu ao ser escolhida para vender esse acervo?
Quando a corretora Verônica Chaloub, comadre da Glória, me ligou e me contou, comecei a chorar. Fiquei muito emocionada e mexida – uma honra ser a vitrine de peças tão maravilhosas e com tantas histórias, mas, na verdade, o que eu queria mesmo era ainda estar vendendo pra ela. Fui direto para lá, com Verônica e Paulo Mesquita (tutor de Laura e Maria, filhas de Glória), e começamos a selecionar as peças.
Quais os seus destaques?
Destaco uma saia Dior de tule, que ela tanto quis, mas nāo conseguiu usar. Chegou a me dizer que a usaria com uma camisetinha básica, que iremos disponibilizar em breve no site e Instagram, e uma bolsa Louis Vuitton de 2004 de couro de avestruz, edição limitada, que ela amava! E, ainda, o vestido da Martu com que ela dançou com Roberto Carlos. Acho que esse nāo será vendido.
Tendo convivido com a Glória, existe algum item que você talvez compre para si mesma?
Já comprei uma clutch da Bo.Bô que a ajudei a escolher e algumas peças de roupas. Mas o que não falta é coisa bacana. Pelo menos 20% são das maiores marcas internacionais, como Louis Vuitton, Jamie Puech, Prada, Chanel, vestidos da Soho Style, Versace etc., além de mais de 100 kaftas, uma das suas paixões. Os 80% restantes, que são nacionais, estarão no ar em nosso site, a partir desta terça-feira (04/04).
Você identifica alguma das peças que julga seria difícil a Glória desapegar?
Um vestido Animale de couro marrom, com cortes a laser, que ela vestiu no último aniversário com comemoração. Era a cara dela, e tive o maior cuidado de vender para uma cliente incrível e que eu pudesse ver o vestido sendo usado, minha comadre Isis Grossi Ourivio. Uma clutch Emanuel Ungaro, de pedras, estampada com a Bandeira do Brasil. Ela dizia: “Essa ninguém tem, só eu.”
O que você diria a Glória, se pudesse, sobre o assunto?
Glória Maria, você divou, e agora outras tantas pessoas vāo dar vida nova às suas peças de tanto bom gosto e qualidade! Gratidāo, minha amiga!