Reconhecido por seus estudos sobre a vida do britânico Wilfred Bion, pioneiro em dinâmica de grupo, o livro “Language of Psychoanalytical Range: Bion’s Transcendental Difference”, do psicanalista Arnaldo Chuster, está disponível em inglês a partir desta semana, por enquanto nos EUA — ele acaba de chegar em Los Angeles, Califórnia, para o lançamento, mas também tem pacientes e dá palestras por lá quatro vezes ao ano.
A publicação, que ainda não tem data para ser lançada no Brasil, é uma coleção de artigos que Chuster apresentou a vários grupos de estudos de Bion no Brasil, Argentina e Estados Unidos e tem o objetivo de tornar as ideias desenvolvidas no Brasil para o público norte-americano conhecidas.
Segundo Afsaneh Alisobani, professor do Departamento de Psiquiatria e Comportamento Humano da Universidade de Irvine, Califórnia, “nem todo mundo tem a sorte de conhecer a mente brilhante de Arnaldo e sua elaboração sobre a teoria do pensamento de Bion, como no grupo de estudos. A leitura dos artigos oferece uma expansão única e criativa da teoria do pensamento de Bion, uma expressão do que Arnaldo chama de ‘vértice da complexidade’, e convida o leitor a abrir sua mente para pensar as ideias de Bion a partir de um vértice menos familiar aos psicanalistas”.
Chuster, colaborador ocasional da coluna, membro de todas as Sociedades Brasileiras da sua área e ainda do Instituto Psicanalítico de Newport, na Califórnia, costuma trazer para a prática os pensamentos de Bion em assuntos, por exemplo, cultura, sociedade e, principalmente, política, como nesse artigo.