Quando administramos nossa casa com objetividade, tanto na organização e preservação quanto nas ações práticas do dia a dia, vivemos uma outra relação com esse espaço. A gestão de uma vida, uma empresa ou uma casa passa pelos mesmos métodos e conceitos, tendo como objetivo um novo olhar.
O significado de gestão é administração — tocar uma empresa ou o negócio de uma outra pessoa com responsabilidade, distribuir tarefas para as ações conjuntas e buscar soluções para o dia a dia e até problemas mais sérios. A gestão de uma casa significa que esse local possa não ser inteiramente seu, mas que, para o seu pleno funcionamento, você deverá contar com a ajuda de acionistas, da família, de funcionários e todos os envolvidos. Para que tudo funcione, vale investir em um primoroso planejamento e gestão.
E isso não está associado a um gasto a mais ou a um curso em faculdade de Administração, mas a ter um olhar atual, descentralizando e distribuindo tarefas, tanto as diárias como as da preservação e conservação.
Hoje, em vez de ter vários funcionários, existem serviços desde o delivery a prestadores de serviço para todos os problemas da casa. Você pode ter até mesmo um palpite profissional na escolha de uma almofada, um novo sofá, tecido, capa e até o conserto de uma infiltração insuportável. Temos a possibilidade de resolver isso de forma rápida e sem a burocracia de antes.
Perguntamos ao engenheiro de produção Tito Purwin, principal executivo financeiro na Viasat Inc (empresa de comunicação com sede em Carlsbad, na Califórnia), sobre a administração na vida de um executivo e tammbém em sua casa. “Na vida executiva, aprendi que saber escolher bem as prioridades — saber dizer não — e fazer uma gestão eficaz do tempo são habilidades essenciais para garantir o sucesso da empresa e também a carreira profissional. Executivos como eu, que moram no Rio e têm escritório em São Paulo, encontram um desafio ainda maior, porque vivemos no esquema apelidado carinhosamente de ‘TQQ’ (terça, quarta e quinta-feira em Sampa). No meu caso, e de muitos colegas, ainda tem o desafio adicional do fuso horário. Nossa sede fica na Califórnia; agora, por exemplo, vamos para 5 horas de diferença”.
E continua: “Em casa, funciona da mesma forma. Não temos tempo suficiente para fazer tudo e, por isso, precisamos escolher muito bem as prioridades para acomodar as atividades que são essenciais para uma boa qualidade de vida. É importante ter uma agenda equilibrada e reservar uma parte do nosso tempo escasso para se dedicar à família, amigos, hobbies, exercícios, check-ups e médicos, planejar/fazer viagens e educação continuada. Parece complicado, mas é uma questão de organização e hábito. Se você marcar horários recorrentes na sua agenda, para cada tema prioritário, e buscar cumprir religiosamente a agenda, você vai perceber que, com o tempo, vai se tornar um hábito conseguir dedicar seu tempo às atividades essenciais. E a recompensa, que não tem preço, é trocar aquela sensação de que não temos tempo para nada pela sensação de paz de espírito por conseguir “dar conta” da vida pessoal e profissional, apesar de ter uma rotina frenética”.