![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/10/DSC4596-Malu-Galli-Ailton-Krenak-e-Adriana-Dutra-SOCIEDADE-DO-MEDO-OUT-2022-CG--300x278.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/10/DSC4667-Betty-Faria-entre-os-netos-João-Paulo-e-Giulia-SOCIEDADE-DO-MEDO-OUT-2022-CG--300x289.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/10/DSC4351-Cláudia-e-Adriana-Dutra-Maritza-Caneca-e-Paula-Johns-OUT-2022-CG-300x212.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/10/DSC4324-Joana-Braga-Amora-Mautner-e-Paula-Burlamaqui-SOCIEDADE-DO-MEDO-OUT-2022-CG-239x300.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2022/10/DSC4568-Adriana-Dutra-e-Sandra-Kogut-SOCIEDADE-DO-MEDO-OUT-2022-CG--219x300.jpg)
O longa que encerra a “Trilogia da Catarse”, composta por documentários dirigidos pela cineasta carioca Adriana L. Dutra, “Sociedade do Medo”, teve sua primeira exibição no Festival do Rio, nesse sábado (08/10), no Estação Net Gávea, concorrendo como melhor documentário na mostra Première Brasil. Todo mundo percebia a alegria que Adriana demonstrava pelo resultado desse trabalho, iniciado antes da pandemia.
A documentarista entrevistou especialistas dos mais diferentes perfis e realidades em Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres, Paris, Amsterdam e outras cidades. Na tela, são vistos desde os professores David Carrol e Jason Stanley aos filósofos Francis Wolff e Cyrille Bret, o historiador Marcelo Jasmin, o padre Júlio Lancellotti, a jornalista Flávia Oliveira, a pesquisadora Ivana Bentes, o físico Amit Goswami, o filósofo indígena Ailton Krenak, que esteve na sessão, merecendo um tapete vermelho só pra ele, tal o carinho e a receptividade. Todos deram depoimentos sobre os inúmeros aspectos do medo e sua presença no mundo e, por fim, propuseram uma reflexão crítica.
“Esse meu medo é um medo desorientado, diferente do medo orgânico, aquele que me protege contra o perigo. Esse medo que sinto parece ser um medo fabricado, forjado por alguém, como se o medo tivesse sido institucionalizado”, diz a diretora.
O filme, com direção de fotografia de Maritza Caneca, é produzido pela Inffinito e coproduzido pela Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e GNT.