Nome do mais elevado conceito em sua área, a cardiologista Ludhmila Hajjar
Antes, durante ou depois de qualquer convite para o cargo que for, a cardiologista segue com seus clientes influentes nas mais variadas áreas, como políticos e artistas (do presidente da Câmara, Arthur Lira à cantora Anitta, por exemplo); muitos deles passam por sua clínica, no Itaim Bibi, como o próprio Pazuello.
A médica, pesquisadora, formada pela Universidade de Brasília (UnB), em 2000, foi também destaque no combate à covid-19. Entre as suas qualidades, existem também as reconhecidas pelos colegas. Cirurgião carioca, com atuação no Rio e na capital paulista, que não quer o nome publicado, comenta: “Além de ser uma pessoa gentil, é muito generosa. Foi como agiu comigo quando cheguei a São Paulo”.
Leia sua entrevista:
A pandemia poderia ter tomado outro rumo? O que mais nos prejudicou?
A pandemia pela covid-19 foi devastadora para todos os continentes. No Brasil, infelizmente, sofremos ainda mais as consequências da doença devido à incompetência, inabilidade e obscurantismo dos gestores. Tudo poderia ter sido diferente se o Governo Federal tivesse seguido a ciência e se tivesse montado comitês de crise com unificação de decisões e de informação. Poderíamos ter evitado muitas mortes, amenizado o sofrimento e as sequelas da doença.
Como é sua rotina de trabalho em São Paulo, Rio e Brasília? Existem diferenças entre seus clientes por Estado?
Minha rotina de trabalho é muito intensa. Durante a semana, minha vida profissional está concentrada em São Paulo, no Hospital das Clínicas da FMUSP e na Rede D’OR; nos fins de semana, trabalho em Brasília, no hospital DF Star. Como a Rede D’Or hoje tem hospitais em todo o País, desloco-me com certa frequência para cuidar de pacientes fora do eixo SP-DF, e claro, conto com equipes de apoio locais. Hoje, o paciente, independentemente de sua origem, busca eficiência técnica — resultado em saúde e, ao mesmo tempo, busca acolhimento e tratamento pleno: do corpo e da alma.
O que pode contribuir para um médico virar, digamos, uma estrela?
Não acho que profissionais capacitados devam ser comparados a estrelas. A humildade na Medicina é condição essencial para obter bons resultados. Um médico se destaca por atender bem o seu paciente, por ser disponível, por ter uma boa estrutura de acolhimento / hospital e clínica e, por fim, participar da cura, amenizar o sofrimento, gerar felicidade para um doente e sua família.
Conhecido médico carioca diz que você consegue ter clientes no centro, na direita e na esquerda. Faz sentido? E o que isso muda?
Ah, isso não muda em nada! A beleza do Brasil está no debate das ideias, na pluralidade e na diversidade. Atender pessoas diferentes e ouvir pontos de vista distintos apenas contribuem para que eu cresça como pessoa e profissional. Para cuidar de gente, é preciso entender de gente – isso é fundamental. Na relação médico-paciente, não entram religião, política, time de futebol e outros. Entram a sinceridade, a confiança, a integridade e a entrega.
De 1 a 10 qual seu arrependimento por não ter sido ministra da Saúde?
Não tenho nenhum arrependimento de não ter sido Ministra da Saúde em 2021. Não tenho nenhuma afinidade com o governo atual e suas ideias. Defendo a ciência, a democracia, a qualificação das pessoas e o fortalecimento das instituições brasileiras.
Consta que essa recusa fez sua clientela crescer. Qual explicação?
Possivelmente, minha posição clara em defesa do caminho da Medicina de qualidade e do conhecimento científico fez com que muita gente se identificasse com minhas ideias e minha maneira de exercer a Medicina.
Sem autolouvação, quais suas principais qualidades profissionais?
Dedicação ao paciente, valorização do ensino e investimento na pesquisa. Minha vida é pautada nesse trinômio.
E, por fim, onde principalmente está a leveza da vida para um perfil como o seu?
Na minha crença em Deus, no meu amor pelas pessoas e pela profissão, e na minha felicidade no trabalho. Sou realizada, mas, ao mesmo tempo, inquieta. Sempre estarei procurando melhorar e ajudar cada vez mais o maior número de pessoas e buscando um País mais justo.