O Cooking Buffet, em Botafogo, de Adriana Mattar e Ana Cecília Gross, com 22 anos de alto conceito no mercado carioca, passou por recentes adaptações, como todos que atuam nessa área. Conversamos com Adriana sobre as mudanças, as quais a empresa já se adaptou muito bem: “Expandimos o nosso delivery Cooking to Go, permanecemos sempre bastante ocupados apesar da escassez dos eventos durante a pandemia, que sempre foram nosso foco principal” diz ela que no auge da crise da covid fez cursos variados: “Acho que foi a maneira que achei para me anestesiar de tantas notícias tristes e perturbadoras à minha volta.”
[top5] numero:1 [f] titulo:O quanto a sua empresa, Cooking Buffet, e outras desse segmento, foram afetadas pela pandemia? [f]
desc:De repente ficamos sem festa alguma acontecendo e tivemos que nos voltar para o delivery que era o que as pessoas estavam desejando naquele momento. Como já tínhamos este serviço, foi a oportunidade de aprimorá- lo. Nossas vendas de entrega se multiplicaram por 5. E teve toda a questão da segurança mais rígida com o uso de máscaras, luvas e até face shields durante o período mais grave. Outra coisa foi o revezamento da equipe para ter apenas o mínimo necessário de funcionários trabalhando ao mesmo tempo. [/top5]
[top5] numero:2 [f] titulo:Pode traçar um mapa do que passou pela sua cabeça nesse percurso? [f]
desc:No começo da pandemia achamos pela primeira vez em 22 anos de existência que o buffet iria fechar e nos deixou muito em alerta. Isso foi um estímulo de sobrevivência que fez a gente trabalhar com mais vigor. Quisemos arrumar mais todos os nossos processos. Melhorar nossa comunicação com os clientes. E assim buscamos vários novos parceiros para nos apoiar, todos remotos e ótimos. Tornamos o nosso financeiro remoto e isso foi surpreendente, bem mais eficiente. Além de equipe de marketing, impulsionamento digital, geração de conteúdo, novas embalagens, várias novidades surgiram, sentimos um claro amadurecimento e uma renovação na empresa. [/top5]
[top5] numero:3 [f] titulo:E agora, na volta dos grandes eventos, o que você observa de mudança neste momento? [f]
desc:Observamos uma alegria enorme das pessoas em poderem se encontrar de novo. O número de faltas está praticamente zero. Todo mundo vai. E temos novos cuidados que acho que serão incorporados para sempre. Ninguém mais quer compartilhar uma tigela de castanhas ou qualquer outro item com a festa inteira. As porções tendem a ser individualizadas. Faz todo sentido. [/top5]
[top5] numero:4 [f] titulo:E o comportamento das pessoas? [f]
desc:As pessoas andam preferindo marcar tudo mais cedo. E temos feito festas com testes rápidos na porta ou comprovante de vacinação e teste até a véspera do evento. Não sei até quando estes cuidados vão durar. [/top5]
[top5] numero:5 [f] titulo:Os eventos mudaram e quanto ao tamanho? [f]
desc:As pessoas perceberam o prazer de fazer eventos menores. E ninguém mais pode se sentir ofendido por não ter sido incluído. Espera-se que haja uma escolha necessária de quem você deve convidar. Mas já recebemos pedidos para festas de 300 ou 500 convidados para o ano que vem. [/top5]
[top5] numero:6 [f] titulo:Estão fazendo pedidos que vocês desconhecem? [f]
desc:Estão pedindo equipes menores de trabalho, o que nos preocupa porque pode afetar a qualidade do serviço. [/top5]
[top5] numero:7 [f] titulo:O que saiu e o que entrou na vida de uma grande banqueteira? [f]
desc:Entrou o delivery sendo tratado com a mesma atenção que a comida de festa, entrou o bolinho individual para ser assoprado e outro maior para ser servido e saíram as porções coletivas. [/top5]
[top5] numero:8 [f] titulo: O seu olhar para um futuro próximo vai em que direção? [f]
desc:Vejo o mundo seguindo para um lugar melhor, com mais afeto entre as pessoas e todos tendo mais cuidado pelo seu corpo e pelo Planeta que tanto precisamos para viver. Acho que aprendemos muito nestes últimos dois anos de tantas frustrações e desafios e desenvolvemos mais adaptabilidade, o que vai ajudar a todos no futuro. [/top5]