Quando exercemos uma profissão há muito tempo, acabamos esquecendo a sua real importância. Com a pandemia, pude entender como contribuo para a autoestima das pessoas, mais ainda agora, com nariz e lábios cobertos. O que nos resta, é o olhar, nosso pedacinho de ousadia, composto pelos olhos e sobrancelhas. Estamos experimentando um pouco de como algumas mulheres árabes se sentem — apenas o terço superior do rosto exposto. É por isso que muitas delas gostam de usar as sobrancelhas supermarcadas; é ali que fica a janela das emoções.
A estética pode parecer algo fútil, mas o cenário atual nos faz reavaliar esse julgamento. Nos últimos tempos, cheguei a atender clientes que se emocionaram logo depois do término do tratamento. Cuidar das sobrancelhas, dos lábios ou de outras partes do corpo, como micropigmentação paramédica (reconstrução de aréola, por exemplo, etapa importante da mamária), pode de fato ser considerado essencial para a saúde emocional. Sentir-se bem ao olhar o espelho pode gerar bons sentimentos e produzir hormônios essenciais para a alegria e bem-estar.
Pessoas que tiveram covid sofreram, logo depois, com queda de cabelo e pelos das sobrancelhas. Então imagina o impacto! Logo a parte que está desvendada ficou prejudicada! Comentado inclusive pelas dermatologistas, o número de pacientes com queda capilar aumentou significativamente. Além dos que passaram pelo vírus, têm aqueles que sofreram com estresse, ou seja, a maioria, o que é outro fator que gera queda. Então, logo que abrimos a nossa clínica de estética, depois das restrições, tivemos muita procura para pôr as sobrancelhas em dia, ou com a micropigmentação e/ou com o uso de produtos para estimular o crescimento dos pelos.
A micropigmentação consiste em reproduzir os fios como se fossem reais, usando um demógrafo para implantar a tinta/pigmento na pele. Dura em torno de um ano, e o resultado é bem natural. Outra forma é usar produtos para estimular o crescimento dos pelos, por exemplo, minoxidil e outros com Shea Butter, Tussilago Farfara e fatores de crescimento. Também existem produtos que já estão, inclusive, com o conceito “clean beauty”, sem químicas que fazem mal à saúde e também são eficazes. Hoje sou ainda mais feliz com a minha profissão do que antes dessa crise do coronavírus.
Raphaella Bahia é designer de sobrancelhas desde 2008, micropigmentadora e visagista desde 2012 e sócia da F&R Microcenter, com atendimentos no Rio e em São Paulo. Com consultório sempre cheio, faz também micropigmentação paramédica (restauração de aréola, por exemplo, etapa importante da reconstrução mamária).