numero:✓ Já que as praias estão fechadas, que tal endorfinar esse corpinho no Jardim Botânico? Desde que com agendamento (ter a dom, das 8h às 17h). Informações no (21) 3874-1808/1214 ou no site.
numero:✓ Todas as quadras do Country fechadas, depois de aluno de tênis com covid. Uma certa revolta (com discrição, claro) no ar, exatamente pelo rigor, depois de muitas perdas ano passado.
numero:✓ O momento pede calma, amor, a gente sabe, mas Rivotril em colherada pode fazer mal.
numero:✓ Programa ao ar livre, tem o CasaCor, das 10 às 20h; a cada 2 horas, uns saem, outros entram.
numero:✓ Do jornalista Leo Aversa: “Saiu o Pazuello raiz, entrou um Pazuello gourmet.”
numero:✓ Rolando nas redes: “Se Bolsonaro decretar Estado de Sítio, a Lava Jato vai dizer que o sítio é do Lula.”
numero:✓ Cai o WhatApp, cai o Instagram, só não cai ….. (preencha o pontilhado).
numero:✓ Ver uma boa série na sua cama pode ser quase uma epifania; tudo depende da companhia ou da potência do vibrador.
numero:✓ Amigo da coluna: “O menor dos problemas do Rio é a praia, e é a única coisa que vai ser fechada no fim de semana.”
numero:✓ Sobre o cansaço generalizado das pessoas em relação a tudo, como consequência da pandemia, amigo da coluna, filosófico e certeiro, respondeu: “Existe fadiga até de espanto e de horror.”
numero:✓ Neste fim de semana, muitas lives, como o “Festival Afrodisia em pauta”, com debates e shows de Mariana Aydar, Ellen Oléria, Jessica Ellen, Nilze Carvalho e Fabiana Cozza, sábado (20/03), a partir das 15h, no YouTube (/renatajambeiro).
numero:✓ E também o “Festival Dobradinha+”, com shows de Dora Morelenbaum, Luiza Brina e Aline Gonçalves; Juliana Linhares, Maíra Freitas e Diogo Gomes; Ana Frango Elétrico, Luís Capucho e Joana Queiroz; e Clara Anastácia, Joca e Rodrigo Linhares. No sábado (20/03), a partir das 15h, no YouTube (/dobracomunicacao).
numero:✓ Leila Pinheiro faz homenagem a Simone com a live “Leila canta Simone”, sábado (20/03), às 21h, no YouTube (/leilapinheirooficial).
numero:✓ Já Simone faz live no domingo (21/03), comemorando seus 48 anos de carreira, às 18h, no @simoneoficial).
numero:✓ A cantora e compositora Vanda Lu canta Jovelina Perola Negra, com participações de Cassiana Pérola Negra, grupo Deita e Rola e dos compositores Cléo di Loiola e Sidney Sá. No sábado (20/03), às 20h, no Facebook (/CantoraVandaLuBrasil).
numero:✓ Com os incentivos da Lei Aldir Blanc, com prazo final para apresentar os trabalhos este mês, temos mais de 40 peças online no circuito virtual. Para saber de todas, clique aqui, mas segue o fio para as que destacamos.
numero:✓ Estreia de “Ana C”, com texto e atuação de Laura Nielsen sobre a obra da poeta Ana Cristina César (1952-1983), uma das expoentes da literatura marginal. Sábado e domingo (20 e 21/03), 19h e 21h, no Facebook (/anacteatro/).
numero:✓ “Parabéns, senhor presidente”, com Danielle Winits e Christine Fernandes, transporta a plateia para o ano de 1962 ao contar a história de Marilyn Monroe e Maria Callas. Sábado e domingo (20 e 21/03), às 20h, com transmissão no Sympla.
numero:✓ “Eu, Moby Dick”, com Gabriel Salabert, Kelzy Ecard, Márcio Vito e Noemia Oliveira, está em cartaz de sexta a domingo (19 a 21/03), no YouTube. A peça ganhou crítica de Claudia Chaves na coluna.
numero:✓ Para animar a criançada, começa, nesta sexta (19/03), a 18ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, com programação 100% virtual com espetáculos de teatro, música e dança. Criado pela dramaturga e teatróloga Karen Acioly, o FIL deste ano se inspira no Mito da Caverna, de Platão, para apresentar a programação, que inclui também conversas e oficinas. A programação está no site.
numero:✓ Já que não vai ter praia neste fim de semana, que tal maratonar séries ou filmes? Como a realidade está dura, aqui alguns que deixam a gente mais leve. “2020 nunca mais” (“Death to 2020”), na Netflix, lança um olhar divertido e crítico sobre o que se passou no ano passado, uma retrospectiva baseada em fatos reais, relembrando momentos bizarros com um humor seco. Foi criado pelos idealizadores de “Black Mirror”.
numero:✓ A comédia romântica “Solteiríssima”, na Netflix, tinha tudo para ser mais uma história superficial, mas mostra as dificuldades que as mulheres negras encontram ao procurarem o par ideal.
numero:✓ Um exemplo de humor francês apurado é o do filme “Nada a esconder” (“Le Jeu”, 2018), também na Netflix. Durante um jantar de confraternização entre amigos de muitos anos, um deles propõe colocar os celulares no centro da mesa, e o que aparecer na tela (chamadas, e-mails, mensagens) deve ser dito em voz alta. O que parece ser uma brincadeirinha boba desperta reações inesperadas.
numero:✓ Neste sábado (20/03), o Museu de Arte Moderna inaugura duas mostras, uma retrospectiva da artista Fayga Ostrower (1920-2001), com 60 trabalhos, entre entre gravuras, aquarelas, desenhos, tecidos e joias, e “A imagem que nos contam”, com 70 obras de Marcos Chaves feitos nas últimas quatro décadas. sábado e domingo (20 e 21/03), das 10h às 18h. Informações no (21) 3883-5600.
numero:✓ Como publicamos aqui, a Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, está com exposições novíssimas: “Escolha do artista na Coleção Roberto Marinho”, com trabalhos de Antonio Manuel, Beth Jobim, Cristina Canale, Raul Mourão e Waltercio Caldas; e a individual “Maria Martins”, com documentos e 10 gravuras cedidas pela família da artista mineira (1894-1973), além de três esculturas. Sábado e domingo (20 e 21/03), das 9h às 18h, com agendamento pelo site.
numero:✓ Para refletir — da escritora Isabel Allende: “Basta de ter pretensões, fingir-se, lamentar-se e flagelar-se por bobagens. É preciso amar muito a si mesmo e aos outros, sem medir quanto nos amam em retribuição.”