Se você é daqueles curiosos e inventivos que criam roteiros mirabolantes em sua cabeça, aproveite: a partir de sexta (06/03), os Palácios Guanabara e Laranjeiras — praticamente um ao lado do outro — estarão abertos à visitação, pelo programa “Palácio do Povo”, com guias e alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac.
No entanto, por mais fértil que seja a imaginação, esses guias jamais vão supor as sacanagens e artimanhas que aconteceram por aqueles salões. Só lembrando que o último morador foi Wilson Witzel (saravá, meu pai!): “Abrir as portas dos palácios para a população e visitantes de outros estados e países é aproximar todos da história do Estado e do Brasil. Vamos ampliar o programa e disponibilizar mais dias de visitação nos próximos meses, porque os palácios são do povo”, disse o governador Cláudio Castro no discurso de lançamento, nesta segunda (01/03).
As visitas vão acontecer somente aos sábados, das 9h às 17h, com duração de uma hora e limite de 310 pessoas por dia. No Guanabara, são 30 pessoas por hora e, se quiser, sem necessidade de guia; já, no Laranjeiras, as visitas serão apenas guiadas, e cada grupo pode ter até 20 pessoas. Quem vai querer conhecer o ex-ninho de amor de Sérgio Cabral?
Na estreia, vai ter um espaço de doação de animais de estimação e shows só com mulheres cantoras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. “É preciso oferecer atrações culturais diversas e com segurança para a população, garantindo uma retomada responsável da cultura e da economia criativa fluminense”, diz Danielle Barros, secretária de Cultura.