Nenhuma regra radical ou fórmula perfeita existem quando falamos em crianças. Atualmente, ser saudável é o novo luxo, e criar um ambiente igualmente saudável para nossos filhos e nossa família tem sido o foco principal.
Nesse contexto, a tecnologia e a maior troca de informações e acesso nos incentivam a criar com muito mais liberdade. As crianças têm uma demanda que se transforma a cada um ano e seis meses, quando o interesse vai se transformando. É delicioso presenciar esse progresso. A casa com crianças vive uma eterna transformação.
Até a sensação de falta de organização, com carrinhos e brinquedos espalhados, tem um charme todo especial. A desorganização espontânea é muito mais elegante que uma arrumação radical, quase neurótica. Viver de forma leve, agradável e saudável é a meta da vida contemporânea.
No entanto, existem algumas regrinhas para a casa com crianças:
Materiais laváveis
Cores suaves
Ventilação natural
Iluminação natural e luz focada
Proteção total nas janelas, piscinas, escadas e todos os vãos com altura (usar rede em todos)
Lugar para brinquedos com fácil acesso
Espaço para desenhar, pintar e brincar que possa sujar durante o uso, sem aquele estresse para limpar
Perguntamos a Alexia Mayer Prisco, coordenadora da Escola Eleva (Botafogo), como é uma casa com crianças. “Quando meu filho era pequeno (José Joaquim), minha casa era cheia de brinquedos. Deixava tudo nas caixas, mas nada ficava no lugar, porque eu também estava vivendo pela primeira vez aquele momento. Tudo girava em torno do meu bebê. Aos poucos, fui voltando a viver a casa pra mim, meu marido e também para o meu filho. Para isso acontecer, foi fundamental ter um quarto de brinquedos. Fiz tudo para que ficasse bem lúdico com a ajuda da minha arquiteta Joy Garrido. Assim, temos um dia a dia supergostoso com amigos no jantar e muitas brincadeiras no quarto — ali, tudo é possível para uma criança curtir e relaxar. Podemos e devemos colocar limites e espaços para todos em casa. Hoje, meu filho, ainda criança, sabe que na sala os objetos são da mãe e do pai, mas, no seu quarto, tudo é feito para ele.”