Um novo amanhã, com ou sem covid, sabemos, já pode ter começado para arquitetos e decoradores. Depois de três desmarcações, começou nesse domingo (28/02), a CasaCor no casarão Brando Barbosa, no Jardim Botânico, com Patricia Mayer e Patricia Quentel reinando. Para os 30 anos da mostra, foram criados 38 espaços por 57 profissionais, incluindo, também, designers e paisagistas.
Na inauguração, o presidente do PSDB/RJ, Paulo Marinho, ali, apenas no papel de diretor do Instituto Brando Barbosa IBB), posto passado a ele por José Carlos Marçal de Barrosa, diretor do Museu de Arte Sacra de São Paulo e presidente do conselho do IBB.
O tradicional brunch deu lugar a um piquenique — os convidados retiravam suas caixinhas do “Cooking 2 Go”, do bufê de Adriana Mattar e Cecília Gros, e escolhiam um cantinho dos 12 mil metros quadrados de área verde. Outro ponto predileto foi o das arquitetas Bel Lobo e Mariana Travassos, o “No Balanço das Águas”, que acionam luzes e som das águas dos riachos — quanto mais rápido o embalo, mais revoltos ficam. Para dar uma ideia de casa nômade, os arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas criaram o “Jardim Secreto”, com duas bolhas de plástico transparente colocadas no gramado, entre árvores, uma com um quarto e outra, uma sala.
Victor Niskier inventou o “#Pergolando”, com pias de água ozonizadas para lavar as mãos, que estão em todos os lugares, além do conteúdo das cartas de amor escritas diariamente por Odaléa Brando Barbosa ao marido, estampadas em cortinas. Jorge comprou a casa para a mulher, em 1960, do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Na lista dos mais elogiados, a Pequena Sala de Estudos, de Felipe, Betina e Lia Siqueira ou o Estúdio Design Noel Marinho, por Patricia Marinho, por exemplo.
Entre as preciosidades, digamos assim, uma cômoda italiana, do século XVII, trabalhada em marfim, do marchand e antiquário Arnaldo Brenha, afilhado de Odaléa, no “Quarto de dormir” de Paola Ribeiro, onde dormiam os donos da casa.
Prepara sua agenda: a mostra fica em cartaz até 25 de abril e também no digital, com vídeos interativos e turnês em 3D no site do evento.