Uma reflexão: sua casa está se direcionando para qual finalidade? Multifuncional, ficcional, cenografia, modismo ou realidade? Qual a necessidade e interesse de usar a casa o maior tempo possível? Num mundo “vacinado”, isso vai depender das tarefas do seu cotidiano.
Para muita gente, o isolamento social transformou a casa numa espécie de prisão, ficando seus usuários reféns de um único espaço. Enquanto isso, para outros, foi um prazer, um reencontro, uma oportunidade e possibilidade de usar e aproveitar a tão amada casa em todos os sentidos.
Como fazer isso?
— Encontre um local onde você possa ter uma certa privacidade; coloque o que lhe traz conforto para o desenvolvimento do seu trabalho, por exemplo, uma cadeira ou poltrona confortável que você possa usar durante muito tempo.
— Não improvise. Não existe mais impermanente do que o improviso. Aquela poltrona que você considera linda e estava sem uso pode ser um desastre para uma atividade diária, já que o mundo virtual cansa igual ou mais que o presencial.
— Crie seu espaço de trabalho com o máximo de luz e ventilação natural, aproveite as vantagens dessa nova forma contemporânea de trabalhar; uma delas é poder trabalhar de pijama, pelo menos da cintura para cima;
— E, se puder associar um trabalho online com o presencial, você, com certeza, vai valorizar e tirar o melhor destes dois mundos: o conforto de um escritório em casa e a liberdade de sair livre e vacinado!