Nossa casa funciona como um organismo vivo, e todos os espaços precisam estar em harmonia e se comunicarem. Quando isso não acontece, a casa adoece, e a casa doente mofa, fica úmida, quente demais, fria demais… Esse frágil equilíbrio precisa de cuidados, assim como o nosso corpo. Quem sabe cuidar de si, sabe cuidar da sua casa. A casa onde o espaço é mal aproveitado vira uma bagunça. Não conseguimos nos sentir bem em um lugar desarmônico, assim como não nos sentimos bem quando nosso corpo adoece.
Esse paralelo é muito mais real do que imaginamos. Muitas vezes, mudar os nossos hábitos é tão difícil quanto mudar a casa: retirar móveis do lugar, abrir janelas, deixar a luz entrar, ventilar, tirar cortinas pesadas, transformar aquele lugar fechado e escuro em um lugar claro e ventilado. Pode parecer óbvio e até fácil, mas, para muitos, é tão difícil como começar a fazer ginástica. Habituamo-nos com o que aparentemente funciona, mesmo não sendo saudável. Mudar é difícil.
No entanto, para uma nova geração de empreendedores que vem despontando, mudar e se adaptar fazem parte da vida. Para eles, uma casa se transforma e vai moldando-se aos novos hábitos em total harmonia com seus donos. Importante para essa geração são espaços saudáveis cheios de luz e em total harmonia com a natureza.
Perguntamos a chef confeiteira Raphaela Severiano Ribeiro — dona de marca de sobremesas muito famosa no Rio —, como é o relacionamento com a casa. “Meu espaço se adaptou a mim e eu, a ele. Sou organizada e adoro tudo em seu lugar, porque tenho uma vida ativa e cheia de compromissos. Detesto bagunça e, por isso, organizei de modo a ter tudo à mostra, de forma prática e funcional. Além de organizada, adoro limpeza, então todos os materiais são fáceis de manter e de limpar. Nada fechado ou escuro e, como amo luz, claridade e a natureza, optei por cores claras e leves. Acordo, faço ginástica e saio para trabalhar. Quando chego em casa, gosto de ver tudo organizado e pronto para me acolher. Relaxar em uma casa que seja a minha cara, clara, arejada e cheirosa, é tudo de bom, uma recompensa maravilhosa no final do dia!”