A eleição de Eduardo Paes trouxe ânimo a muitos cariocas; alguns até parecem ter mudado o estado de espírito. Não fosse a pandemia, muita gente estaria comemorando por qualquer motivo, mas é preciso lembrar que o novo prefeito precisa de empenho para conseguir corresponder bem além daqueles que o elegeram já que todo mundo deseja uma espécie de renascimento, digamos assim, do Rio. Foram mais de 1 milhão e 720 mil que não compareceram (parte, certamente, devido à pandemia) e 1.629.319 mil votos em Paes. Qualquer prefeito deve querer o entusiasmo coletivo; pra isso, terá de governar com trabalho, ética e coração. Todos aqui são do Rio, destacados em diferentes áreas de atuação, incluindo Washington Olivetto, carioca de coração, que está sempre a falar da cidade.
“O que você pediria a Eduardo Paes?”
Beatriz Milhazes (artista plástica): “O Rio está precisando de uma administração que tenha uma visão ampla dos principais problemas. Tudo começa e termina na Educação. Como sou otimista, acredito que o Eduardo Paes vá retomar uma boa administração para a cidade.“
Eduardo Braule-Wanderley (empresário): “Meu pedido para o Eduardo Paes é muito simples: ordem urbana. Nossas ruas estão tomadas por mendigos, camelôs ocupando todo o espaço das calçadas, sem nenhuma fiscalização, lixo espalhado por todo canto e trânsito sem lei, onde carros, motos, vans e ônibus fazem suas próprias regras, devido à ausência completa de punição por parte dos agentes da Prefeitura. Nossa cidade está num estado lastimável, talvez no pior momento da sua história. E, claro, desejo muito boa sorte ao Prefeito até porque dar certo pra ele é dar certo pro Rio — que tanto amamos.”
Eva Monteiro de Carvalho (empresária de Gastronomia): “Eu tenho uma lista de pedidos para o Paes, mas, como preciso escolher somente um, peço que ele cuide do bairro mais lindo e charmoso do Rio, que se chama Santa Teresa. O bairro está com as ruas completamente esburacadas e sem iluminação. Se ele fizer isso, as pessoas vão se sentir mais confortáveis em ir visitar, e isso vai melhorar todo o comércio do bairro. Tomara que ele coloque Santa Teresa na agenda.”
Francisco Mussnich (advogado): “Pediria que ele cuidasse da música da nossa cidade pra que o Rio não perca dois ícones da nossa história: a Orquestra Sinfônica Brasileira e as Escolas de Samba.”
Margaret Dalcolmo (pneumologista): “A eleição de Paes trouxe esperança ao Rio, sobretudo pela recondução de Daniel Soranz à secretaria da Saúde, pela qualidade de interlocução que ele tem com a comunidade acadêmica e com o SUS. O primeiro pedido que eu faria é a recomposição das Clínicas da Família no modelo que havíamos iniciado e que foi desmantelado. Essas clínicas, os centros municipais, são fundamentais neste momento de recuperação no pós-pandemia. O segundo pedido é investir pesadamente em saneamento básico, que será uma coisa que vai mudar a qualidade de relação em todos os níveis sociais, inclusive as classes média e alta, que constroem e deixam seus esgotos poluindo nossas lagoas e nossas águas. Se ele seguir essas duas linhas, passando por uma interlocução com as comunidades da ciência e as acadêmicas, sem dúvida, vai fazer grande diferença, tendo em vista o péssimo estado que o novo prefeito vai encontrar nossa cidade.”
Paula Bellotti (dermatologista): “Penso que o que nós mais precisamos do novo prefeito é gestão, e acho que isso ele tem. Meu principal sonho, neste momento de caos, é que Eduardo Paes regularize a saúde, usando todos os recursos possíveis; por exemplo, que ative os leitos do SUS abandonados, que dê ordem à cidade de forma coerente e que seja um governo de pulso.”
Rodrigo Pitta (diretor artístico): “Eu gostaria que o Eduardo Paes olhasse especialmente para as vidas negras injustamente assassinadas diariamente no Rio, como as meninas mortas pela PM recentemente. Gente inocente importa sempre, justiça para todos! #vidasnegrasimportam”
Sérgio Conde Caldas (arquiteto): “Quero pedir ao prefeito uma cidade cada vez mais verde, com sombra e permeabilidade, com menos carros e mais bicicletas, de preferência, compartilhadas. Uma cidade tecnologica, ordenada e inclusiva, uma smart city. Uma cidade que promova habitação no Centro e áreas centrais, que fiscalize e coíba as habitações ilegais. Que promova a reconversão do nosso patrimônio tão rico. Que ative as suas ruas através de uma liberdade maior de usos.”
Thomaz Azulay (estilista): “Meu pedido para o Eduardo Paes é que olhe para e trate a cultura no Rio como um pilar – social, econômico e emocional. Precisamos de todo apoio para a criação de um calendário da indústria criativa e também incentivos para um setor tão frágil.”
Washington Olivetto (publicitário): “Meu pedido seria que ele transferisse a Prefeitura do Rio para o Fernando Gabeira porque o Gabeira é o prefeito que o Rio merecia ter, e porque o Eduardo Paes consagraria definitivamente o seu magnífico gesto de ter derrotado o Marcelo Crivella.”