O presidente-executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega, anunciou, nesta quinta-feira (19/11), que Carlos Henrique Schroder vai deixar a empresa em 2021. Ricardo Waddington vai ser o novo diretor de Entretenimento da Globo a partir de dezembro, assumindo parte das ocupações de Schroder, que era também diretor-executivo de Criação e Produção de Conteúdo.
“Com 35 anos de casa, Schroder construiu uma trajetória impressionante de sucesso em televisão a partir de sua estreia na RBS em Porto Alegre, em 1982, como editor do telejornal Bom Dia Rio Grande. Em 1985, ingressou na TV Globo como coordenador de Rede, passando a editor-chefe do Jornal Hoje, editor de Assuntos Nacionais do Jornal Nacional, diretor editorial de Produção e Planejamento da Central Globo de Jornalismo, diretor-geral de Jornalismo e Esporte em 2001, diretor-geral da TV Globo em 2013 e diretor-executivo de Criação e Produção de Conteúdo da Globo em 2020”, declara Jorge, cujos comunicados internos costumam chamar atenção pelos comentários gentis. Não que aqueles que estejam deixando a empresa, não mereçam ou não tenham currículos incríveis, mas já houve outros menos atentos a isso, digamos assim.
“Ao assumir a TV Globo, Schroder reformulou a empresa e estimulou a construção de uma visão de negócios, que foi o embrião do caminho que estamos agora perseguindo. Durante sua gestão, a TV Globo conquistou diversos prêmios, entre eles, oito Emmys em entretenimento e jornalismo. Creio que não houve, na história do Grupo Globo, um exemplo tão impactante de evolução profissional, demonstrando a aposta e a confiança no talento que a Globo sempre preconizou”, completa Nóbrega, em comunicado.
Nóbrega afirma ainda que Schroder decidiu encerrar seu vínculo com a Globo no início de 2017, quando enviou seu planejamento de carreira. “Schroder acordou com nossos acionistas que contribuiria com a empresa por mais quatro anos, estabelecendo um prazo para a sua permanência até o final de 2020. Combinamos, recentemente, que ele prorrogaria um pouco mais, até a conclusão de todo o desenho organizacional da área de Entretenimento, o que deve ocorrer até meados do ano que vem.”
Schroder tinha voz também com o diretor Ali Kamel, que daqui em diante segue sendo o diretor-geral de jornalismo, nos píncaros, abaixo de ninguém. São grandes mudanças: Silvia Faria, diretora de jornalismo desde 2012, deixa o cargo este ano ainda, sendo substituída por Ricardo Villela, atual diretor-executivo de jornalismo do grupo.