Quem aguenta barriga volumosa, mãos, pernas e pés inchados? Pois é… A alimentação tem tudo a ver com esse acúmulo de fluidos corporais, conhecido como edema, que causa desconforto e é uma das maiores queixas das pessoas que atendo.
No entanto, antes de compartilhar uma lista de alimentos parceiros, vamos às possíveis causas.
Os primeiros e mais comuns são excesso de sódio e escassez de água. Confesso que me organizo para tomá-la com frequência.
O causador de tantos distúrbios — o mal funcionamento intestinal — também sofre com o baixo consumo de água. Além disso, o baixo consumo de potássio e a alteração no metabolismo hormonal (causa frequente da dificuldade em perder peso).
Não é nenhuma novidade que exercícios físicos e diminuição de alimentos processados e químicos repletos de sódio, glutamato monossódico, corantes e aromas artificiais e a ingestão de, pelo menos, 2 a 3 litros de água por dia, são de enorme ajuda.
Quanto aos alimentos, segue uma pequena lista que pode ajudar no aumento da secreção urinária, isto é, possuem efeito diurético, prevenindo inflamações já que os rins são importantes órgãos de eliminação de toxinas.
Aipo
Os povos orientais antigos já o usavam como remédio popular para baixar a pressão arterial e o estresse. Esse ingrediente de baixa caloria tem efeito calmante, promove o bom funcionamento dos rins, libera ácido úrico das articulaçōes e é anti-inflamatório.
Cenoura
Ela auxilia no processo digestório e é um alimento com alto poder desintoxicante. É rica em vitamiba A, o que a ajuda na prevenção de doenças relacionadas à visão. Além disso, é uma aliada contra o câncer, por ser rica em betacaroteno.
Melancia
Por ser quase por inteira composta de água, a melancia é altamente hidratante e contribui para o bom funcionamento dos rins, do intestino e do estômago. Elá é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B e também em cálcio, fósforo, potássio e sódio. Assim como as demais frutas, sugiro o consumo em separado e entre refeiçōes; no caso da melancia, mais ainda. E deve ser consumida em jejum, para não se tornar indigesta.
Pepino
Também repleto de água e deve ser consumido em separado ou em sucos verdes, saladas simples (pequeno número de ingredientes). Contém, ainda, ferro, vitaminas do complexo B e C, potássio, cálcio e fósforo.
Beterraba
Bastante contraditória por não estar entre as favoritas de muitos. Gosto dela normalmente em saladas ou suco, ou seja, crua. Ela é rica em vitamina C, ferro e fósforo, além de forte característica diurética.
Alface
Alimento repleto de água, vitaminas, minerais e fibras. Auxilia no funcionamento do intestino, além de combater o inchaço e a insônia/estresse (sugiro o suco de 1 maçã com 16 folhas de alface).
Funcho
Anti-inflamatório, ação antioxidante e antimicrobiano, bactericida e vermífugo. Previne gases e cólicas e ajuda a eliminar mucos; protege o fígado e é altamente diurético!
Noni
Rica em vitaminas do complexo B, betacaroteno e minerais além de alto poder antioxidante. Combate as bactérias, os vírus, parasitas e a depressão. É excepcional no combate a gripes, diabetes, hipertensão, reumatismo e doenças renais. Por não ser tão fácil de encontrá-la fresca no mercado e possuir um gosto não saboroso, eu a consumo em cápsulas.
Hibisco
Antimicrobiano e megadiurético, é rico em vitamina C, cálcio e magnésio. É considerado um poderoso termogênico, isto é, ajuda a queimar e eliminar calorias. Contribui para as funçōes intestinais e digestivas, para o controle da pressão arterial e para o equilíbrio dos níveis de colesterol. E alô, mulheres maravilhosas! Ele ajuda a combater as indesejadas celulites!
Mais alguns: agrião, acelga, rabanete, abóbora, aspargo, figo, ameixa, água de coco, manga, maracujá, arroz, café, capim-limão, coentro, hortelã, salsinha, algas, chá verde, etc.
@karencoutooficial
Fonte: livro “Você pode ser mais feliz comendo” (ED. Integrare). Compra online ou nas melhores livrarias.