Virou quase que um dito popular a frase de Karl Mark: “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. E gostaríamos que o momento em que vivemos fosse apenas farsa. Dessa forma, o grande poeta baiano, Castro Alves, com seu espírito romântico, pleno do ideal da justiça social, torne-se extremamente contemporâneo. Necessário mesmo.
Dentre os formatos de teatro que surgiram com a pandemia, a experiência do radioteatro é uma bela possibilidade, ainda mais, quando se vai contar a carreira de um poeta, gênero para ser ouvido. Esse é o desafio que o Coletivo Bichos de Teatro encara com proficiência, criando a peça radiofônica “Cantos para Castro Alves”.
Um professor e dois alunos aprendem sobre a obra do poeta. Subitamente, o espírito de Castro Alves acompanha a aula ao lado de uma representação de sua Musa, uma deidade apaixonada por suas poesias. Atuam na peça os atores Andréa Terra, Eva Miranda, Deilza Santos, Felipe Dormow e Flávio Trolly.
A abertura com a leitura de “Navio Negreiro” já vale ouvir todo o programa. A força e a emoção são os fios condutores que Tiago Cordeiro, o autor, utiliza para mostrar os aspectos relevantes do poeta e mistura os amores, as musas, a sua brasilidade, o ímpeto para contar que revolução e justiça social também se fazem com arte.
Serviço:
Local: Anchor FM e Spotify. Link: http://bit.ly/ cantosparacastroalves
Dia e horário: disponíveis a partir de 1/09.
Duração: 51 minutos e 40 segundos