Morreu, nessa sexta-feira (22/05), no Sírio Libanês, Jean-Louis Lacerda Soares (idade não declarada). O empresário, ex-piloto de corrida de carro (sob o pseudônimo Lagartixa) e ex-presidente da Sabin (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional), estava internado desde março, com a Covid-19. Ilde (que também teve a doença, mas já recebeu alta) foi sua única mulher, com quem teve um casamento muito vibrante.
Por algum tempo, moraram entre São Paulo e Paris, com longa passagem pelo Rio. Na França, sempre foram festejados. O casal foi o primeiro a receber a notícia da morte do melhor amigo, Porfírio Rubirosa, em julho de 1965, de quem era hóspede. Partiram da festa antes dele, na noite anterior. Indo para um fim de semana na Côte d’Azur, Ilde e Jean-Louis passaram no hospital para saber o que houvera com o amigo. Rubirosa acabara de morrer, depois de um acidente com a sua Ferrari.
Foi uma vida de alegrias, com o melhor que a Europa poderia oferecer. Em Londres, por exemplo, estavam sempre com o casal Marie Christine e Michael de Kent, ele, primo da Rainha Elizabeth.
Casamento longo e feliz, com três filhos: Duda, Christiane e Luiza. “Ilde e Jean-Louis viveram o que há de mais maravilhoso num mundo que não existe mais, sempre elegantíssimos, apaixonados e discretos”, diz uma amiga e contemporânea do casal, que prefere não se identificar.