Atualmente, mais do que nunca, comidas saudáveis, simples e descomplicadas fazem parte da nossa vida. As culinárias “fusion”, excêntrica e experimental ficaram num passado recente. Nutrição, hoje em dia, significa estarmos em paz com a natureza, com a simplicidade e com nós mesmos.
Os restaurantes veganos, até então um pouco tímidos, estão cada vez mais procurados e traduzem o estilo que veio para ficar: comer para se sentir bem e em harmonia com o todo. Internamente e externamente, nossa busca é a vida simples, fácil, natural e harmônica.
Em casa e vivendo o isolamento social obrigatório, cozinhar significa muito mais do que “fazer comida”. Para muitos, existe o desafio diário do cardápio; para outros, o fogão é uma novidade prazerosa; e, para quem tem bastante talento, é um momento de relaxamento e doação.
As cozinhas nunca foram tão frequentadas, e por tanto tempo, pelos seus donos, mesmo para aqueles cuja vida é uma loucura. Isso gera uma conexão que vai deixar uma marca para o nosso futuro, apesar de imprevisível – um hábito saudável, por mais traumático que este momento possa ser.
Se a cozinha é a alma da casa, nossa casa nunca esteve tanto em contato com sua alma. E, com certeza, esse será um saldo muito positivo.
Conversei com a chef Cecília Borges, que descende de uma família carioca de gerações impecáveis em receber com a melhor cozinha da cidade. Responsável pelo Cecília Borges Buffet, ela faz inúmeras festas e eventos, e, hoje, olha o mundo com leveza e inteligência. Diretora da creche Santa Terezinha, a chef organiza cesta básicas, todas as semanas, para as famílias das crianças que não podem frequentar o espaço com a quarentena. Seu buffet continua fornecendo comida para sua fiel clientela, que procura pelo descomplicado e simples.
“Cozinhar é mágica e química, um ato que envolve amor e doação. A cozinha deve ser o local mais bem planejado da casa, pois ali se cria a nutrição de toda a família, a razão da existência daquele espaço. Atualmente procuro ensinar aos meus consumidores o planejamento da alimentação de uma comida simples e saudável. Se o mundo vai mudar totalmente, o importante é estar em sintonia com tudo que envolve o seu bem-estar (interno e externo), além da tranquilidade em se abrir para o novo — porque pode ser bem melhor!”