Renovar é muito bom. Ressignificar nossa vida e nossa casa e acompanhar as mudanças do mundo fazem parte de um processo sempre positivo e necessário. Para isso, a moda é fundamental. Há quem resista e duvide das tendências; com certeza, existem dois lados.
A moda que explora o consumo desnecessário pode até nos fazer vítimas compulsivas. No entanto, a moda que descobre novos caminhos só nos leva ao conforto, e melhorar a qualidade de materiais nos faz evoluir.
Através da história da civilização, vemos que a moda acompanhou todas as etapas, desde as pinturas primitivas até as modernas, que retratam cada momento da nossa evolução. Como uma pintura, a moda reproduz o momento da nossa história.
Temos que agradecer à moda muitas descobertas, como os tecidos elásticos (de strech), os com nanotecnologia, que não esquentam nem esfriam, os leves casacos para o frio com isolamento térmico e outras maravilhosas descobertas para uma vida ficar mais prática, funcional e confortável.
A moda sempre esteve antenada aos consumidores modernos e sabe muito claramente que o maior atrativo são o bem-estar, a leveza e o conforto. A beleza de hoje está vinculada à naturalidade e à valorização do olhar de cada um.
Por isso, o mercado oferece um olhar menos direcionado, mais abrangente, diverso e muito mais livre para sua escolha. Já vivemos momentos em que a moda era focada numa única direção estética, mas hoje vivemos num mundo conectado, informado; então buscamos várias opções, tanto para nós quanto para nossas casas. O que é belo é pessoal e único!
Perguntei a duas mulheres elegantes, lindas e muito conectadas à moda, como é a moda na ambientação de suas casas.
A consultora de moda e relações-públicas Lalá Guimarães já trabalhou para diversas marcas, tanto nacionais quanto internacionais. “Vivo a moda desde sempre, mas a minha maior preocupação é que as pessoas se sintam bem na minha casa e digam ‘nossa que casa gostosa, que energia boa!'”. Assim é a minha casa: cheia de plantas, cores, cheiros, uma ótima comida e sempre pronta para acolher a todos. Só de uma coisa não abro mão: ninguém entra de sapato! Namastê!”.
Lalá Rudge, uma das influenciadoras digitais de maior sucesso no Brasil, entende e sabe da importância da moda. “Uma casa na moda é a que foge das tendências óbvias e que atende 100% à cara do dono – tem que ter a sua identidade e refletir a sua personalidade, ser funcional. No meu caso, que amo moda, optei por uma casa mais monocromática, móveis clean com toques de cor (quadros contemporâneos/muranos coloridos) e muitos livros de moda. Certa vez, a minha arquiteta, Chris Hamoui, me falou uma coisa com que concordo: acho muito fora de moda alguém morar em uma casa somente para mostrar ou ostentar algo para alguém… A casa precisa refletir a personalidade do dono e, o mais importante, ser funcional e prática (nada de muita prataria, milhões de objetos, etc.)