É curioso como determinadas pessoas constroem suas casas e vivem em lugares inóspitos. Desafiando a natureza ou por motivos de sobrevivência, essas construções têm em comum o difícil acesso e a localização quase hostil. Essas casas ultrapassaram limites, obstáculos e acessos.
O denominador comum para esse tipo de escolha, apesar de motivações diversas, é a capacidade única de adaptação e de conquista que só nós, humanos, possuímos; marcar território, ultrapassar limites, descobrir novas formas de vida e de trabalho. Nós, humanos, temos essa necessidade única expansionista e desbravadora. A curiosidade nos nove e nos impulsiona. Com certeza, essas casas e seus moradores têm em comum todas essas características!
Os métodos de construção e a resistência dos materiais nessas situações extremas criam e descobrem novos materiais e formas de construir. De toda essa experiência, surgem resultados positivos e inovadores. Através da coragem desses moradores, em viver e construir seus lares em ambientes inóspitos, criamos mais possibilidades de vivermos melhor e com mais conforto.