numero:✓ Estamos confusas. Esta semana, quarta foi sexta, quinta foi feriado e sexta é sexta mesmo?
numero:✓ Tá entediado, deprimido, de saco cheio, revoltado com nada? Faça como a Lady Gaga (brilhando nos cinemas com “Nasce uma estrela” ao lado de um dos homens mais lindos do mundo, Bradley Cooper): a cantora levou presentes a desabrigados na Califórnia, sofrendo com o incêndio. Ajude alguém de maneira anônima e sinta-se bem, além do fim de semana.
numero:✓ Falando em cinema, é preciso lembrar a estreia de “O grande circo místico”, de Cacá Diegues: quem já viu diz que nunca vai esquecer!
numero:✓ Você quer mais detalhes da vida do ex-governador mais falado do Rio? Acaba de ser lançado “Sérgio Cabral – o homem que queria ser rei”, de Hudson Corrêa (editora Primeira Pessoa). Leitura diurna, para não perder o sono.
numero:✓ Que mulher, em algum dia, não se sente incomível, principalmente depois de um fora do namorado-namorada? Qual? Uma boa saída, digamos assim, pode ser ligada à vaidade, depois de sacar uma lupa em frente ao espelho, achar-se linda e ter certeza que o outro é que é louco; outra é ir a umas comprinhas, aproveitando que, até terça, os shoppings podem estar vazios com o feriadão.
numero:✓ Por falar em livros, o presidente eleito Jair Bolsonaro pode até pensar em abrir uma biblioteca de um livro só. Fazendo as contas, ele foi ao encontro de Michel Temer e ganhou um exemplar da Constituição Federal; foi ao Congresso, ganhou outro; encontrou-se com o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, que mostrou o livro, indicando que o novo mandatário deve seguir as páginas da CF; Rosa Weber, a presidente do Tribunal Superior Eleitora, também o presenteou com a leitura em recente encontro. Que tal?
numero:✓ Eita! O Morro da Urca vai tremer neste sábado (17/11), a partir das 21h, com a segunda edição do “#MECAUrca”. Vai ser até difícil enumerar as atrações: Elza Soares, o britânico Dan Shake e seu funk marcante, o jovem cantor paraense Jaloo, a cantora e artista multimídia Lia Paris, a festa feminista e performática Transpira, idealizada pelas atrizes Amanda Grimaldi e Camilla Molica; o cantor Qinho e seus sucessos regravados de Marina Lima, além de DJs e muitas surpresinhas. Capricha no Engov porque vai até as 5h.
numero:✓ Festa dupla no MAM carioca: um ano do Candybloco e os iluminados do bloco Minha Luz é de Led – e ainda nem é carnaval -, neste sábado (17/11), a partir de 19h.
numero:✓ Já estamos em meados de novembro, mas o Halloween ainda é tema de festa: “E eu que era Emo?” convida para uma noitada à fantasia, no Teatro Odisseia, no Centro, com muito emo, pop punk, hardcore e outras nostalgias no som: “Para usar franja, não parar de bater e sua fantasia não ficar no lugar”, diz o convite. Decoração temática, pirulito, adesivo, concurso de melhor fantasia e shots de catuaba. “Fez Enem este ano? Como você estudou muito, leve o comprovante do concurso e pague R$ 20 a noite toda”.
numero:✓ Os “oitentistas” vão pirar: em dois shows completos na mesma noite, Blitz interpreta músicas do álbum “As aventuras da Blitz 2”, enquanto a banda Biquini Cavadão relembra sucessos como “Vento ventania”, “Quando eu te encontrar”, “Tédio” e “Quando um rio beija o mar”, neste sábado (17/11), na Ribalta, na Barra.
numero:✓ Mas tem jazz também na voz de Lilian Valeska cantando sucessos da diva Billie Holiday, neste sábado (17/11), no Blue Note, na Lagoa, a partir das 22h30.
numero:✓ E também nessa pegada, o saxofonista Raul Mascarenhas se junta ao grupo Conexão Rio para um delicioso mix das músicas brasileira, americana e francesa, no clube Manouche, na Casa Camolese, neste sábado (17/11), às 21h. Participação especial de Marcelo Costa na bateria, músico que acompanhou Caetano Veloso, Lulu Santos e Maria Betânia e atualmente em turnê com “Os tribalistas”, além de André Cechinel (piano), Fernando Barroso (baixo) e Fernando Clark (guitarra).
numero:✓ A Orquestra Tabajara, regida por Francisco Araújo, convida a cantora Zezé Motta para um show dançante no Teatro Rival Petrobras, neste sábado (17/11), às 19h30.
numero:✓ “Mulheres na coleção MAR” – o nome da mostra já é pura poesia: são trabalhos de 150 mulheres brasileiras e estrangeiras, entre elas Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade e Louise Borgeois, no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, com abertura nesta sexta-feira (16/11). A curadoria foi feita de maneira colaborativa, com a participação de 30 mulheres que trabalham no museu, como seguranças, recepcionistas, produtoras, auxiliares administrativas e advogadas.
numero:✓ O Instituto Moreira Salles, na Gávea, está com duas mostras para quem ama fotografia: “Letizia Battaglia: Palermo”, com 60 imagens; e “Seydou Keïta: A exposição”, com 130 imagens do fotógrafo maliano feitas entre 1948 e 1962.
numero:✓ Um espetáculo diferente, o “Art & Quartet” leva 25 bailarinos do Theatro Municipal ao palco para interpretar coreografias embaladas por Shostakovich, Villa-Lobos e um pout-pourri com músicas de Led Zeppelin, Eagles e Guns N’ Roses , tocadas pelo Quarteto Atlas, no Municipal, sábado e domingo (17 e 18/11), às 19h30 e às 11h30, respectivamente.
numero:✓ Em homenagem ao escritor português José Saramago, que faria 96 anos nesta sexta-feira (16/11): “O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas” ou “A única maneira de liquidar o dragão é cortar-lhe a cabeça, aparar-lhe as unhas não serve de nada” ou “A literatura não muda o mundo, mas cada vez mais estou tendo razões para acreditar que a vida de uma pessoa pode ser transformada por um simples livro”.
Ilustração: Edgar Moura