numero:✓ Nova definição de “sextou”, pelo menos para o padre Fabio de Melo: “O ser cansado que habita em mim saúda o ser exausto que habita em você”. Bem-vindo ao clube!
numero:✓ Sugestão para manter a sanidade faltando nove dias para as eleições: saia das redes sociais, faça ioga, meditação, corra, ande de bicicleta, mergulhe no mar, curta a primavera, porque o verão pode vir insuportável, em todos os sentidos.
numero:✓ Os irmãos Chico e Paulo Caruso estreiam o espetáculo “La La Trump Land — Do fim do mundo ao carnaval da tornozeleira”, ou seja, bem atual e em sintonia com os presos da política, no Teatro Ipanema, nesta sexta-feira (28/09), às 21h.
numero:✓ Quem perdeu a Cris Braun (ex-Sex Beatles) esta semana no Manouche, pode apreciar a cantora em show privativo na casa da psicanalista Bia Kuhn, nesta sexta-feira (28/09), na Lagoa.
numero:✓ Para espairecer e inspirar: o Grupo Corpo volta a apresentar o espetáculo “Gira”, em temporada curtíssima no Theatro Municipal, desta sexta-feira a segunda-feira (28 a 01/10). Desta vez, além do recente trabalho inspirado na umbanda, com trilha original composta pela banda paulistana Metá Metá —, a companhia mineira também encena “21”, espetáculo de 1992 com canções de Marco Antônio Guimarães. Ambas as coreografias são de Rodrigo Pederneiras.
numero:✓ Em evento bem bacana nessa sexta-feira (28/09), na Avenida Atlântica, estava na plateia um usuário de tornozeleira eletrônica (coisa bem comum no Rio); eis que uma convidada quis saber: “Isso apita”?
numero:✓ Na dúvida, replique o que tá rolando nas redes: “Está tão perigoso falar de esquerda ou direita, que quando me pedem informação na rua eu falo ‘segue reto toda vida!'”
numero:✓ Cansado de ouvir sertanejo universitário? A solução é o sonzinho raiz do cantor e compositor Almir Sater, que relembra sucessos como “Tocando em frente”, “Trem do Pantanal” e “Um violeiro toca”, no Teatro Net Rio, em Copa, de sexta-feira a domingo (28/09 a 30/09).
numero:✓ Está achando a política uma falta de vergonha monumental? Vá balançar a “raba” sem culpas ou julgamento na “Indecente”, no Espaço Acústica, no Centro, neste sábado (29/09). O tema é “festa do pijama”, mas o traje do sono não é obrigatório.
numero:✓ Tem atração da gringa no Blue Note, na Lagoa: a americana Deborah J. Carter, com dois shows diferentes. Na sexta, com arranjos de jazz e releitura de músicas dos Beatles, e no dia seguinte (29/09), canções autorais e de Duke Ellington.
numero:✓ O Circo Voador vai tremer com o show “Música Extravagante”, de Baby do Brasil, com inéditas e seus eternos sucessos, neste sábado (29/09), às 22h.
numero:✓ Sambinha de raiz e do bom com a Velha Guarda Musical da Mangueira, liderados por Nelson Sargento e Tantinho da Mangueira, com sambas escritos por Geraldo Pereira, na Sala Baden Powell, em Copa, neste domingo (30/09), às 19h.
numero:✓ Já sabe, né? Quer admirar arte, o lugar é a ArtRio, na Marina da Glória – com mais de 80 galerias entre os programas Panorama (galerias estabelecidas no mercado), Vista (novas galerias) e Brasil contemporâneo (dedicado a galerias que apresentarão obras de artistas de fora do Rio-São Paulo). Além disso, tem o programa Mira, com projeção vídeos e DJ. Coleções particulares e uma longa lista de palestras e debates completam a programação.
numero:✓ Aproveitando a passagem pelo Brasil, o franco-argentino Yamil Le Parc, filho do artista plástico argentino Julio Le Parc (um dos homenageados da ArtRio por seus 90 anos), vai fazer um show no Manouche, no Jardim Botânico, neste domingo (30/09). No repertório, tangos e canções francesas. Isso é que é vigor!
numero:✓ Médico recém-chegado da França (país que ama e frequenta algumas vezes por ano), conclui: “No Brasil não existe ambiente pro luxo, até por usar um relógio de ouro, comprado com seu trabalho, a pessoa se sente culpada. Te olham com cara de quem está pensando: ‘Esse filho da puta com esse relógio e eu aqui ferrado'”.
Ilustração: Edgar Moura