Programado para a noite desta quarta-feira (22/08), fazendo parte da mostra competitiva do 46º Festival de Gramado, o novo filme da Daniela Thomas, “O banquete”, teve a exibição cancelada.
O roteiro é inspirado em casos recentes da História do Brasil, entre eles, um editorial escrito e publicado em 1991 pelo jornalista Otávio Frias Filho, cujo conteúdo era dirigido ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. “Em virtude da morte do editor (Frias era diretor de redação da Folha de São Paulo), anunciada nessa terça-feira (21/08), causada por um câncer no pâncreas, a produtora Cisma e a distribuidora Imovision acataram o pedido da diretora Daniela Thomas de suspender a exibição do filme e retirá-lo de competição, “com o objetivo de respeitar este momento de luto da família”, diz a nota oficial divulgada à imprensa.
“Sinto muito pela perda de Otávio e me solidarizo com a família, com seus amigos e funcionários. Foi um grande publisher, um intelectual admirável e tinha muito ainda a contribuir com o País. O momento é inoportuno para o encontro de ficção e realidade, e as possíveis interpretações equivocadas que a ficção pode suscitar. Por isso, retiro o filme do festival”, disse Daniela.