Vinte cinco anos. Um quarto de século. Um relacionamento de atores que comeram toneladas de sal juntos, suaram, gritaram, brigaram, se enterneceram, se uniram cada vez mais, se amaram e, sobretudo, se doaram. “Os Atores de Laura”, um grupo ímpar, de jovens – e coloca jovens nisso – que ali, onde muita gente só pega sol e fica literalmente de papo pro ar, de frente para o mar de Ipanema, resolveu que, juntos com Daniel Herz e Suzana Kruger, poderiam ir além do horizonte que esbarra nas Ilhas Cagarras. E foram em frente: quase um milhão de espectadores, 24 prêmios, dezenas de milhares de horas em cena. E muito, mas muito talento a transbordar daquelas areias.
Até 22 de outubro, “Os Atores de Laura” vão reencenar seis espetáculos – O Pena Carioca, Absurdo, O Filho Eterno, Adultério, O Enxoval e As Artimanhas de Scapino, que, pela variedade e diversidade, mostram a capacidade do grupo. Adaptações, clássicos, monólogo, autoria coletiva provam que o grupo não é apenas uma tentativa experimental ou uma precoce profissionalização.
“São 25 anos de construção de valores, de perseverança, revolução na forma de fazer arte e persistência. O sentimento de completar 25 anos de companhia é revolucionário, de resistência e maleabilidade. Um trabalho árduo de pesquisa, aprendendo a lidar com todas as complicações de quem se atreve a viver de teatro no Brasil. Envelhecemos juntos e posso dizer que, ao contrário do casamento, o tempo pra gente só fez bem. Hoje nos respeitamos muito mais. O convívio entre os oito integrantes só amadureceu. E a renovação do desejo, pelo menos para mim, é entrar numa sala para ensaiar”, afirma Daniel Herz, criador e diretor do grupo.
A Cia, hoje, é formada por sete atores: Ana Paula Secco, Charles Fricks, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton, Verônica Reis e pelo diretor Daniel Herz , mais uma legião de fãs que, incansavelmente, vão rever os talentos capazes de nos fazer rir e chorar, amar e odiar.Mais do que isso, “Os Atores de Laura” provam, a cada trabalho, a cada entrada em cena que, milhares de anos desde o drama grego, a essência do teatro é o ator. O que nos faz sair de casa para, ao final de cada sessão, aplaudir de pé quem nos dá tanto prazer. Aplausos entusiásticos de pé aos “Atores de Laura”.
Serviço:
Casa de Cultura Laura Alvim
29/09 a 01/10
Sexta – 19h30 O Enxoval / 21h30 As Artimanhas de Scapino
Sábado – 19:h30 O Enxoval / 21h30 As Artimanhas de Scapino
Domingo – 20h As Artimanhas de Scapino