![No alto, Carlos Vergara e Toz Viana; depois, Elodie Viana e Anna Paola Batista; Letícia Costa, Rita Viana e Maria Munhoz; acima, Waltercio Caldas e Vera de Alencar/ Fotos: divulgação](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Waltercio-Caldas-e-Vera-de-Alencar.jpg)
O grafiteiro e artista plástico Toz Viana ocupou todos os cantos da Chácara do Céu, em Santa Teresa, com a exposição “Povo Insônia”, aberta nessa quinta (14/09) para comemorar os 25 anos do projeto “Os amigos da gravura”. O baiano-carioca vestiu manequins com roupas garimpadas em brechós e em antigas casas de tecidos do Rio e de Paris – a mulher de Toz é a francesa Elodie Salmeron – numa referência à influência afro na cultura do nosso país: os modelos sem face e com olhos brilhantes é como se fossem entidades, segundo o artista.
A parte sonora da instalação foi uma atração à parte: na sala, ouvia-se o tilintar de talheres; em outros ambientes, cantos, vozes e sons de atabaque. “A exposição é um convite para as pessoas se desconectarem e entrarem num mundo paralelo, fictício”, resumiu Toz.