Filmado no Gabinete Cultural Guilherme Araújo, em Ipanema, em setembro do ano passado, o curta “Bebendo com Bukowski (Bebendo, sou Bukowski)”, com a atriz Catia Goston, vai ser exibido, com legendas em inglês, no Sundance Festival, em janeiro de 2018.
Catia fez uma única apresentação da peça de mesmo nome, de sua autoria, no Gabinete Cultural, mas não pôde fazer mais sessões por falta de patrocínio. A atriz decidiu, então, gravar o curta com recursos próprios – não gastou mais de R$ 2 mil – e mandou o trabalho para a Fundação Francis Ford Coppola. Os organizadores, que patrocinam o festival de Sundance, pediram, então, autorização à carioca para inscrever seu filme no festival fundado por Robert Redford. “Nunca pensei que conseguiria chegar num festival com esse prestígio! Não ganhei ainda nenhum prêmio, mas ter sido selecionada, até aqui, já me basta”, conta Catia.
Ela continua: “Estou contando essa história para mostrar para as pessoas que lá fora o conteúdo ainda é mais importante que a forma, a tecnologia. Aqui, tentei inscrever meu trabalho em vários festivais, mas me pediam o número na Ancine. Não sou pessoa jurídica, não tenho dinheiro para abrir uma empresa. No exterior, eles sabem das dificuldades do artista”, conclui.