O norueguês Hakon Kornstad tinha 32 anos em 2009 e uma carreira sólida como saxofonista de jazz quando decidiu ser cantor de ópera. Estudou canto e, em 2015, criou sua própria fórmula de fazer as duas coisas que gosta: ele apresenta o show “Tenor Battle”, onde desafia o sax com sua voz de tenor. Esse é o espírito do Festival Rc4, que traz para o Rio, a partir de sexta, no Oi Futuro Ipanema, artistas que usam novas tecnologias e abordagens inusitadas para fazer uma música clássica “futurista”.
“São artistas que soam fora da curva, de alto nível de performance e de coragem para quebrar padrões em um área com tradições centenárias fortemente estabelecidas”, explica o curador Claudio Dauelsberg. Outra grande atração do festival é o músico inglês Klavikon, que tira do piano sons eletrônicos, fazendo o instrumento soar como tecno ou dub.
Também vão se apresentar o multi-instrumentista e compositor de óperas Gregor Schwellenbach (Alemanha); o quarteto de cordas Kaleidoscope String Quartet (Suíça), e a Fábrica Orquestra (Brasil).
No vídeo, o inglês Klavikon, que mais parece um DJ do que um pianista:
Serviço:
FESTIVAL Rc4
Datas: 20|21|27|28 de janeiro de 2017
Dia 20 – Fábrica Orquestra
Dia 21 – Hakon Kornstad
Dia 27 – Gregor Schwellenbach + Klavikon
Dia 28 – Kaleidoscope String Quartet
Local: Oi Futuro Ipanema – Teatro
Horário: 21h
Preço: Shows R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)