O chef Mathew Peters, representando os EUA, foi o grande vencedor da 30ª edição do Bocuse D’Or, o mais importante prêmio de alta gastronomia no mundo, disputado, nesta quarta-feira (25/01), na cidade francesa de Lyon. A Noruega ficou com a Medalha de Prata, tendo como chef Christopher Davidsen. O chef Vicktor Andrésson, da Islândia, conquistou, com sua equipe, a Medalha de Bronze. A alagoana Giovanna Grossi, que representou o Brasil e foi a segunda mulher a participar em toda a história do concurso, ficou com um 15º lugar.
“Tenho consciência de que fizemos o nosso melhor. Nós trabalhamos duro por isso e eu não mudaria nada. Conseguimos apresentar um trabalho sem falhas de execução e que nos deixa orgulhosos. Estar aqui é uma experiência incrível que nem todos têm a oportunidade de vivenciar. Essa energia e a torcida de todos me impulsionaram muito. Fiquei feliz que muitos chefs elogiaram o nosso trabalho e nos incentivaram a participar do concurso novamente”, disse Giovanna.
A brasileira e seus 23 concorrentes tiveram que preparar dois pratos em 5h35 de prova. O primeiro era um “frango de Bresse com mariscos”. O segundo, um prato 100% vegetal, só com legumes, sementes, verduras e cereais. Nessa receita, Giovanna usou alguns vegetais bem brasileiros, como a mandioquinha e o jiló. A chef se preparou sob o comando do premiado Laurent Suaudeau.