Existe objeto mais a cara do verão? Seja lindo ou não, o ventilador acusa de imediato: essa casa é tropical! E, por isso mesmo, acho ventilador fundamental e elegante em qualquer casa brasileira. Vejo o ventilador de teto como um acessório que, além de útil e funcional, é supercharmoso em qualquer lugar da casa. Banheiro, cozinha, quarto, sala e varanda, ele vai bem em todos esses locais. A grande maravilha das pás do ventilador é que elas fazem o ar quente, que sempre está mais alto, sair para o ar mais frio entrar. Ar quente é mais leve que o ar frio… Essa saudável circulação é incrivelmente refrescante até mesmo nos dias mais quentes do verão.
Aconselho o ventilador ser de teto, dessa forma ele faz o ar circular muito melhor. O vento frontal nem sempre é agradável e, para determinadas pessoas e crianças, pode até ser noviço. Os ventiladores antigos também têm seu charme todo especial, mas os de longas pás de madeira são os que eu mais gosto. Olhar um ventilador que calmamente esteja rodando, mesmo em dias mais frescos, transmite um clima de casa arejada e agradável.
No filme “Out Of Africa”, que conta uma linda história de amor, o cenário marcou uma geração: numa casa típica da colonização inglesa na África, os ventiladores se movimentavam o tempo todo, dia e noite. Além do cenário lindo, os ventiladores faziam quem estivesse assistindo ao filme sentir a temperatura tropical do dia e da noite africanos. Os ventiladores nunca entraram ou saíram da moda ou de tendência. Eles são eternos, úteis, elegantes e charmosos. Muitas vezes esquecemos de usar porque estamos acreditando mais no ar condicionado. Um não precisa excluir o outro, podemos sempre tentar harmonizar tudo: tecnologia com nostalgia. Elegância com praticidade.
Adoro o ventilador e prefiro sempre estar em uma varanda com ventiladores do que em uma sala fechada com ar condicionado… Mas gosto não se discute!
Mostramos lindos ventiladores para você se inspirar…