Desde que a Cabala começou a ser mais conhecida no Rio, Ian Mecler foi um dos que se posicionaram à frente, para tentar popularizar essa escola de espiritualidade, com seus livros – escreveu oito até agora. Em 2005, criou o Portal da Cabala, onde dá cursos online e completa a divulgação para melhorar o crescimento da consciência, passando sabedorias espirituais, ensinando como viver mais em paz. O professor e escritor fala nessa entrevista o que podemos fazer para um 2017 melhor.
Rituais de Ano Novo têm o seu valor? O que a Cabala recomenda que se faça na virada do dia 31?
“Ano Novo, como um todo, é o início de um novo ciclo. Existem rituais da Cabala pra fazer conexão com a semente (o ano que está começando). O banho ritualístico no mar pode ser feito com orações daquilo que a pessoa desejar. Sugiro também acender velas para o Anjo de Guarda”.
Visualizar algo que se quer como se já tivesse acontecido faz efeito? Existe alguma técnica mais eficiente?
“Visualizar tem algum efeito, mas é pequeno, porque nem sempre sabemos o que queremos. Mentalizar coisas positivas próximo à hora da virada é sempre muito bom. Sugiro começar 10 minutos antes”.
Que pequenos gestos cada carioca pode fazer para tornar 2017 um ano realmente melhor?
“O primeiro gesto é o sorriso. As pessoas estão precisando se relacionar de forma mais positiva, cumprimentar, dar a vez ao outro. São pequenas gentilezas que geram outras gentilezas”.
Sentir alegria (apesar de tudo) pode mudar o quê?
“Sentir alegria pode mudar, acima de tudo, nosso aqui e agora, já que as soluções para a nossa economia são de médio e longo prazos; mas nós temos uma urgência em ser feliz, e isso não pode esperar – depende muito mais de condições interiores do que exteriores”.
A propósito, é importante termos que sentimentos?
“A compaixão é o sentimento mais importante em termos cabalísticos. Significa lembrar que todos estamos sujeitos a processos de falência, seja ela material, mental ou emocional”.
O que qualquer pessoa pode fazer diariamente, desde o acordar, pra melhorar sua vida?
“Assim que acordar, faça uma oração de pé, agradecendo pela vida – traz vitalidade na semente do dia e traz proteção para eventuais energias negativas que, porventura, possam nos assediar durante o sono”.
Para quem não tem tanto tempo para se dedicar à espiritualidade, o que fazer com as atitudes para que elas sejam transformadoras?
“Silenciar mais, não querer dar a última palavra; praticar atividades que ajudem a centrar a mente, tais como: exercícios aeróbicos, dança, ioga, meditação. Sugiro, também, uma prática de filantropia, o que costuma trazer muita luz à nossa vida”.
Como a Cabala encara o fato de uma pessoa passar por falta de dinheiro e bens materiais?
“Todo mundo que encarna precisa passar por provas e obstáculos para se aprimorar. O problema não é o obstáculo, mas a forma como trabalhamos para superá-los”.
As superstições podem servir pra quê?
“As superstições podem, na melhor das hipóteses, servir como brincadeira e, na pior, contribuir para o esquecimento do real agente transformador das coisas, que é a nossa consciência”.
numero: 10 Que mensagem você manda aos cariocas especialmente neste fim de ano?
“O ano 2017 será governado pelo 17, valor numérico da palavra Tov, que, em hebraico, significa “bom”. Em outras palavras, apesar das atuais condições desfavoráveis do nosso cenário politico e econômico, muita coisa boa vai acontecer. Mazal Tov! (Boa sorte!)”.