O jornalista e cientista político Rodrigo de Almeida lança no Rio ”À sombra do poder: Bastidores da crise que derrubou Dilma Rousseff” (editora Leya), nesta segunda-feira (12/12), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h. Antes dos autógrafos, vai ter um bate-papo do autor com os jornalistas Malu Gaspar (repórter da revista Piauí) e Luiz Antônio Ryff (ex-diretor da Casa do Saber Rio).
Rodrigo foi o secretário de Imprensa da Presidência da República nos últimos 9 meses do mandato interrompido de Dilma. Na condição de quem conviveu de perto o impeachment, ele reconstitui as crises, os acertos e os erros do Governo na tentativa de preservar no Planalto a presidente eleita nas urnas.
Na reconstituição que abre o livro, sobre o dia do afastamento, 12 de maio deste ano, Dilma Rousseff mostrou que até o último instante e mesmo de saída não perdia o modo firme de tratar os auxiliares. Ao assinar a notificação do Senado, com a comunicação do seu afastamento para sofrer o processo de impeachment, o ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), sugeriu um “Viva a democracia”, no que Dilma olhou pra ele e com jeito de bronca perguntou: “Tá maluco?”