Empresários franceses se reúnem, nesta quinta-feira (08/12), no Caesar Park, para um coquetel no terraço do hotel, ao som da bateria da São Clemente. O pretexto é a comemoração de fim de ano do consulado francês, mas durante a noite vai ser negociada uma ajuda financeira dos empresários à escola de Botafogo, a segunda a entrar na Avenida na segunda-feira de carnaval.
O enredo, que está sendo desenvolvido por Rosa Magalhães, conta como o ministro de Finanças de Luís XIV, Nicolas Fouquet, caiu em desgraça depois de muito ter ostentado riqueza e poder – foi destituído em 1661 e acabou condenado à prisão, onde morreu em 1680. Em 2009, os franceses colaboraram com o desfile da Grande Rio.
Atualmente, o cenário é bem outro: o socorro, se chegar, está bastante em cima da hora e a situação econômica do país afeta, também, os preparativos do carnaval. Se os franceses colaborarem, vão quebrar uma escrita da São Clemente, que orgulha-se de nunca ter tido patrocinador. O embaixador francês Laurent Bilit visita, na sexta (09/12), o barracão da escola, na Cidade do Samba.