O Rio recebe, nesta quarta-feira (28/09), o título de melhor destino de praia LGBT da América Latina, às 18h, na 44ª ABAV Expo, maior feira de turismo do país, que acontece em São Paulo. A eleição foi organizada pela 9ª Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT, em agosto, em Buenos Aires, e o prêmio vai ser entregue ao Rio Conventio & Visitors Bureau e à Riotur.
Almir França, presidente do Grupo Arco-Íris, vê o prêmio com ressalvas.”É mais um título que conquistamos – em 2009, o Rio foi considerado o melhor destino gay do mundo, em eleição feita em Boston, nos EUA – mas nada acontece em termos de política pública voltada à população gay e os índices de violência contra a população LBGT são muito altos. A dois meses da Parada Gay, terceiro maior evento carioca, ainda não temos confirmação da participação da Prefeitura e há dois anos o Estado parou de colaborar”, conta.
“Por não termos a chancela oficial das autoridades cariocas, não conseguimos o apoio da iniciativa privada”, conclui Almir. “Também não vejo o carioca com uma mentalidade tão contemporânea assim. São 10m² de praia na Farme de Amoedo e outros tantos na frente do Copacabana Palace, que é onde as bichas podem ficar, mas se um casal gay resolver ir à Praia do Leblon, tenho minhas dúvidas se a chamada família tradicional não vai se sentir incomodada”.