A conversa chegou, literalmente, à cozinha, no bate-papo que o cantor Zé Renato vem fazendo no CCBB, ligando a música aos mais variados temas. Nessa quarta-feira (31/08), os convidados foram Danilo Caymmi e a chef Roberta Sudbrack, que presenteou a plateia com a distribuição de bolinhos de chuva.
A noite abriu com o sucesso de Carmen Miranda, “Disseram que eu voltei americanizada”, música do conhecido verso “enquanto houver Brasil /na hora da comida /eu sou do camarão ensopadinho com chuchu”. Sudbrack, que usou a última frase como título de seu livro, estava com uma camiseta onde se lia “quiabo, chuchu, jaca e maxixe”, ingredientes muito usados por ela. Só faltou a taioba, estrela da vez no cardápio da chef, que contou: “Taioba dá em qualquer lugar”. Foi a deixa para Danilo dizer: “Eu conheço gente assim”. A gargalhada foi geral.
Canções do pai de Danilo, Dorival, não faltaram, como “O que é que a baiana tem?” e “Vatapá”. Ao final dessa, a chef brincou, dizendo que “saber mexer é essencial”. Chico Buarque também fez parte do repertório, com “Feijoada Completa”, muito elogiada por Roberta, que disse: “Essa música é uma receita. A parte da couve é incrível”. Para quem não lembra, é o trecho que diz: “Aliás, depois de salgar/Faça um bom refogado que é pra engrossar/Aproveite a gordura da frigideira/Pra melhor temperar a couve mineira…”
Na próxima quarta (07/09), o projeto vai abordar “Música+Política”, com o jornalista João Pimentel e o cantor Pedro Paulo Malta.