Nessa terça-feira (09/08), na Lapa, o Refettorio Gastromotiva abriu para seu primeiro jantar – trata-se de uma parceria do chef número 1 do mundo, o italiano Massimo Bottura, com o chef David Hertz, fundador da Gastromotiva, mais a jornalista Alexandra Forbes. Sessenta e oito pessoas inscritas em ONGs comeram de graça, tendo como entrada uma salada, mais um penne a carbonara com banana defumada como prato principal e, de sobremesa, sorvete de banana com cacau. Os ingredientes usados vieram do excedente dos bufês dos Jogos Olímpicos e foram preparados pela dupla e alunos da Gastromotiva.
Tanto Massimo quanto David estavam muito emocionados em conseguir tirar do papel um desejo antigo. À noite, eles e Alexandra receberam quase 400 convidados para uma comemoração, com doação de 600 cervejas por Sandro Gomes, filho do Mussum e dono da cerveja Ampolis, mais espumantes Decanter e drinques do Meza Bar.
Entre muitos donos de restaurantes e chefs conhecidos estavam lá Alex Atala, Felipe Bronze e Kátia e Bianca Barbosa, que ainda vão participar do projeto como cozinheiros voluntários. Veja fotos na Galeria.