O jornalista e escritor Geneton Moraes Neto, que morreu nessa segunda-feira (22/08), causando luto e comoção pelo seu talento reconhecido e exaltado por toda a classe, esteve diversas vezes na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), tão pernambucana quanto ele.
Foi Geneton quem fez a abertura da Fliporto com Eva Schloss (irmã de Anne Frank) e Moacyr Scliar no primeiro ano da festa em Olinda, em 2010. Por isso, o homenageado do Cine Fliporto, um dos braços da festa, será o jornalista, por decisão do curador Antonio Campos, tomada nesta terça-feira (23/08). “O impacto daquela conversa não sai da memória dos que tiveram o privilégio de testemunhar e de assistir às suas lições de jornalismo e de história”, diz Antônio. E completa: “Da conversa-reportagem; de alguém sempre movido pela paixão e pela curiosidade; pela inteligência, modéstia, simplicidade.” O homenageado geral do evento, que acontece entre 11 e 13 de novembro, será Euclides da Cunha, como definido há meses.
O velório do Geneton, que morreu de um aneurisma, está marcado para esta quarta-feira (24), das 8h às 13h, na capela 6 do Memorial do Carmo, no Caju.